InícioNutriçãoNutrição: a relação da depressão com a alimentação, por Claudia Marques

Nutrição: a relação da depressão com a alimentação, por Claudia Marques

Você sabia que a depressão tem uma relação direta com a nossa alimentação?

A depressão é resultado de um déficit de neurotransmissores do Sistema Nervoso Central (SNC) e de hormônios como: serotonina, noradrenalina e dopamina, que regulam o apetite, sono e humor. A deficiência de nutrientes como ácido graxo ômega-3, vitaminas do complexo B, minerais e aminoácidos levam ao aparecimento dos sintomas. Sendo assim, a alimentação pode ser um aliado ou mais um gatilho para o agravamento dos sintomas da depressão. Saiba como fazer com que a sua alimentação ajude no tratamento e na prevenção da depressão.

Alimentos ricos em ômegas são coadjuvante na formação das membranas celulares, onde melhoram a comunicação neuronal. As vitaminas do complexo melhoram a atividade mitocondrial, uma pequena organela celular responsável pela produção de energia, como também melhoram a função cognitiva (memória). Já nos aminoácidos, podemos destacar o triptofano, que é convertido em serotonina em nosso SNC. Vale a pena destacar ainda a curcumina, que tem ações antioxidante, anti-inflamatória e neuroprotetora.

Precisamos estar em constante equilíbrio, uma vez que muitos nutrientes são dependentes de outros para ter sua forma ativa. Encontramos estes elementos em alimentos com efeitos antidepressivos e ansiolíticos, como as oleaginosas, ovos, aveia, folhas verdes, chocolate 70%, banana, açafrão da terra, fornecendo nutrientes e compostos ativos importantes para a integridade e um bom funcionamento do SNC.

Seguem abaixo algumas dicas de fácil preparo:

Bolo de caneca de banana
1 banana amassada
2 colheres de sopa de farelo de aveia
1 ovo
5 gotas de chocolate
1 colher de chá de fermento para bolo

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes em uma xícara ou pires e leve ao micro-ondas de 2 á 3 min.

Suco Verde
200 ml de água de coco
2 folhas de couve sem o talo
1 colher de chá de açafrão em pó
1 fatia de abacaxi
2 castanhas do Pará

Modo de preparo: Bater tudo no liquidificador até ficar bem homogêneo e beber sem coar.

Texto escrito por CLAUDIA MARQUES

Claudia Marques é formada em Nutrição pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) em 2016 e tem Pós Graduação em Nutrição Esportiva Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul (2018). Especializada em atletas e/ou esportistas das modalidades de endurance como: ciclismo, corrida, natação, triathlon, hipertrofia muscular e emagrecimento.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com