InícioSaúdeMoradores do Vale não conseguem voltar ao Brasil após viagem a Punta...

Moradores do Vale não conseguem voltar ao Brasil após viagem a Punta Cana

O que era para ser um passeio em família se transformou em motivo de grande preocupação para um grupo de moradores do Vale do Itajaí. Pelo menos dez pessoas, entre adultos e crianças, de Blumenau e Gaspar, estão na República Dominicana sem conseguir voltar pra casa. O fechamento de fronteiras por conta da pandemia do coronavírus provocou o cancelamento de voos.

O empresário Fernando Naatz, de Gaspar, viajou com a esposa, o cunhado, a cunhada e o sobrinho de seis anos. A família partiu no dia 12 de março (quinta-feira da semana passada) e deveria retornar nesta sexta-feira (20), pela Latam, com escala em Lima, mas as fronteiras do Peru foram fechadas na última segunda-feira (16). Segundo eles, há cerca de 400 brasileiros na República Dominicana em situação semelhante.

“Decidimos então comprar novas passagens para o Brasil através da Copas Airlines, que faria escala no Panamá. Este voo seria para hoje (19), mas às 6h da manhã as fronteiras daqui da República Dominicana também foram fechadas. Sabemos que é permitida a entrada de aviões em sistema ferry, onde a aeronave vem vazia, mas as companhias não estão adorando este procedimento”, explicou o empresário.  

A Embaixada do Brasil em São Domingos informou que “ao longo dos últimos dias, realiza gestões junto às companhias aéreas e às autoridades dominicanas, com vistas a repatriação dos brasileiros que se encontram impedidos de deixar o país, após a declaração do estado de emergência, em vigor desde às 6h da manhã do dia de hoje (19), com duração prevista de 15 dias”.

Ainda segundo a nota, “o Itamaraty em Brasília e as Embaixadas e os Consulados no exterior estão trabalhando com total prioridade para viabilizar, em coordenação com outros órgãos, o retorno ao Brasil dos viajantes brasileiros que enfrentam dificuldades em países estrangeiros por restrições ligadas ao coronavírus. Toda a equipe de funcionários da Embaixada está empenhada e mobilizada para atender, da melhor forma possível e no nosso limite de atuação, a todos os nacionais”.

Preocupados, os moradores do Vale do Itajaí procuraram o Portal Alexandre José para fazer um apelo, pois os hotéis estão prestes a serem fechados e não existe nenhum tipo de suporte para esses brasileiros. “Contamos com sua ajuda para que essa informação possa chegar às autoridades competentes aí no Brasil. Nossa ideia foi recorrer ao maior número possível de contatos, para que possa haver alguma resposta vindo do Brasil”, declarou Naatz.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com