Apesar do presidente Jair Bolsonaro ter afirmado nesta semana que as manifestações marcadas para o próximo domingo (15) em todo o país deveriam ser repensadas diante do cenário de pandemia do coronavírus, a organização mantém o evento em Blumenau. A concentração está marcada para às 16h, na Praça da Victor Konder, em frente à prefeitura municipal, onde começa uma passeata pelas ruas do Centro.
O ato é organizado por uma série de entidades, entre institutos e grupos de apoio. “Mesmo após a declaração do presidente, decidimos manter em Blumenau por ser uma manifestação popular e a população clamou para que fosse mantida”, informou o coordenador do Instituto Verdade e Liberdade (IVL), José Galdino, que ajuda a promover o evento na cidade.
As pautas são a favor do governo Bolsonaro, pela Reforma do Pacto Federativo, Reforma Tributária, Reforma Administrativa e Pacote Anticrime. “Vamos mostrar apoio aos ministros, que têm feito um trabalho excepcional, mesmo em um cenário mundial complexo como o atual. Pelas medidas que estão estagnadas na Câmara dos Deputados e contra os acordões que ocorreram aos montes em governos passados”, cita Galdino.
Segurança
Os líderes do movimento estiveram reunidos na última quinta-feira (12) com o comando da Polícia Militar em Blumenau e a Guarda Municipal de Trânsito (GMT). Ficou definido que os organizadores estarão identificados por camisetas. Haverá apenas um caminhão de som, que já autorizado pela autoridade competente, e a manifestação está prevista para encerar por volta das 18h.
A Rua Padre Roberto Landel de Moura (em frente à prefeitura) será fechada para veículos às 14h. A passeata seguirá pela Rua Sete de Setembro até a Rua Nereu Ramos, retornando pela Avenida Beira-Rio até a prefeitura novamente, onde haverá a dispersão. Também está programada uma carreata de caminhoneiros, que iniciará às 14h na marginal da Via Expressa, seguindo pelo Centro e bairros de Blumenau.