InícioSaúdeGoverno de SC firma parceria com UFSC para testes de detecção do...

Governo de SC firma parceria com UFSC para testes de detecção do coronavírus

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) firmou uma importante parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o objetivo de ampliar o atendimento à demanda de exames para o diagnóstico do novo coronavírus. O Lacen vem produzindo uma média mensal de mil testes.

A UFSC colocou à disposição dois laboratórios, equipamentos e profissionais treinados nos protocolos do Lacen para realizar a detecção do vírus pela metodologia RT-PCR em tempo real. Na última quinta-feira (26), a UFSC já iniciou as primeiras análises para o diagnóstico da Covid-19.

“Podemos dar maior celeridade nos resultados das amostras. Isso faz com que tenhamos condutas mais assertivas dentro da rede hospitalar, além de condutas mais apropriadas no que diz respeito a pacientes que estejam em isolamento domiciliar”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino.

“Além disso, traz uma diminuição da ansiedade para a população, o que acaba acontecendo quando temos coleta de amostras que tardam para serem liberadas com o resultado positivo ou negativo”, explica o secretário. Desde fevereiro, o Lacen já realizou mais de 1.300 testes para detecção do vírus em Santa Catarina.

O Lacen é o laboratório de referência estadual e coordenador da rede pública laboratorial no território catarinense. Por isso, as amostras continuarão sendo encaminhadas para o órgão, que fará a triagem e definirá aquelas que serão direcionadas para a UFSC.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading