Início Saúde Governo de SC autoriza a retomada das atividades a partir da próxima...

Governo de SC autoriza a retomada das atividades a partir da próxima semana

O governador Carlos Moisés anunciou, durante entrevista coletiva realizada na noite desta quinta-feira (26), o lançamento de um plano estratégico para a retomada das atividades em Santa Catarina. Segundo ele, diversos setores da economia estarão liberados a retomar as atividades a partir da próxima semana. A ação, porém, não segue a tendência de um isolamento vertical, frisou o governante.

Segundo o plano estratégico, será mantida apenas a suspensão da circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros em Santa Catarina. O mesmo se aplica à circulação e entrada de veículos de transporte interestadual e internacional de passageiros, bem como veículos de fretamento para o transporte de pessoas. A suspensão de tais atividades segue mantida até pelo menos o dia 8 de abril.

Agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito serão os primeiros a retomar as atividades, voltando a abrir as portas na segunda-feira (30). O atendimento, porém, será voltado exclusivamente às pessoas que necessitam de serviços bancários presenciais (que não podem ser realizados de outra maneira).

Serviços autônomos, domésticos e os prestados por profissionais liberais serão os únicos a contarem com autorização total para atuar no estado a partir da quarta-feira (1). Outras atividades também serão retomadas no mesmo dia (confira abaixo), porém deverão obedecer regras e estarão parcialmente autorizadas a operar.

São elas as atividades e os serviços privados não essenciais (como academias, shopping centers, bares, restaurantes e comércio em geral), o setor hoteleiro, a construção civil, os escritórios de prestação de serviço em geral e os centros de distribuição e depósitos.

Os estabelecimentos que possuem permissão de atendimento ao público e entrada de pessoas, porém, deverão limitar a entrada de pessoas em 50% da capacidade de público do estabelecimento e controlar o acesso e marcação de lugares reservados aos clientes, bem como o controle da área externa do estabelecimento, respeitadas as boas práticas e a distância mínima um metro e meio entre cada pessoa.

O governador solicitou ainda que seja priorizado o afastamento sem prejuízo de salário dos empregados pertencentes ao grupo de risco ao vírus (pessoas com 60 anos ou mais, hipertensos, diabéticos e gestantes), bem como a priorização do trabalho remoto a funcionários do setor administrativo.

Além disso, as empresas deverão providenciar o fretamento de veículos de transporte para realizar o translado dos empregados. Tais veículos também deverão seguir regras pré-estabelecidas, estando devidamente higienizados e limitados a 50% de sua ocupação total.

149 casos confirmados

O governador atualizou ainda o boletim do novo coronavírus no Estado. De acordo com a Secretaria de Saúde, o Estado conta com 149 casos confirmados – um aumento de aproximadamente 20% em apenas 24 horas. O número de suspeitos, porém, não apresentou alterações e segue em 325. Além, disso, Santa Catarina registra um óbito decorrente do Covid-19.

Diante disso, o governador frisou que idosos e pessoas que podem realizar o trabalho home office devem permanecer em isolamento social, fator decisivo para evitar a propagação do novo coronavírus pelo Estado.

Plano na íntegra

Confira o que muda com o plano de ação divulgado pelo Governador Carlos Moisés nesta quinta-feira:

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Coronavírus: Governo deve prorrogar quarentena em Santa Catarina

O governador Carlos Moisés sinalizou neste domingo (29) que deve prorrogar as medidas de isolamento social em Santa Catarina por mais tempo...

Governador diz que retomada gradual em SC depende da preparação do sistema de saúde

A ampliação no número de leitos de UTI e a proteção aos trabalhadores da saúde são as prioridades do Governo de Santa...

Motorista bate caminhonete em poste na região central de Blumenau

O acidente aconteceu na madrugada deste domingo (29), por volta das 3h30min, na Avenida Martin Luther, região central de Blumenau. Segundo os...

Coronavírus: Brasil tem 3.904 casos e 114 mortes por covid-19

A covid-19 já foi diagnosticada em 3.904 pessoas no Brasil, tendo resultado na morte de 114 vítimas. Com isso, a taxa de...

Dupla armada com pistolas assalta lanchonete na Itoupava Norte

O crime ocorreu na noite deste sábado (28) na lanchonete Dile Lanches, localizado na Rua 2 de Setembro, no bairro Itoupava Norte....