InícioSaúdeGoverno de SC autoriza a retomada das atividades a partir da próxima...

Governo de SC autoriza a retomada das atividades a partir da próxima semana

O governador Carlos Moisés anunciou, durante entrevista coletiva realizada na noite desta quinta-feira (26), o lançamento de um plano estratégico para a retomada das atividades em Santa Catarina. Segundo ele, diversos setores da economia estarão liberados a retomar as atividades a partir da próxima semana. A ação, porém, não segue a tendência de um isolamento vertical, frisou o governante.

Segundo o plano estratégico, será mantida apenas a suspensão da circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros em Santa Catarina. O mesmo se aplica à circulação e entrada de veículos de transporte interestadual e internacional de passageiros, bem como veículos de fretamento para o transporte de pessoas. A suspensão de tais atividades segue mantida até pelo menos o dia 8 de abril.

Agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito serão os primeiros a retomar as atividades, voltando a abrir as portas na segunda-feira (30). O atendimento, porém, será voltado exclusivamente às pessoas que necessitam de serviços bancários presenciais (que não podem ser realizados de outra maneira).

Serviços autônomos, domésticos e os prestados por profissionais liberais serão os únicos a contarem com autorização total para atuar no estado a partir da quarta-feira (1). Outras atividades também serão retomadas no mesmo dia (confira abaixo), porém deverão obedecer regras e estarão parcialmente autorizadas a operar.

São elas as atividades e os serviços privados não essenciais (como academias, shopping centers, bares, restaurantes e comércio em geral), o setor hoteleiro, a construção civil, os escritórios de prestação de serviço em geral e os centros de distribuição e depósitos.

Os estabelecimentos que possuem permissão de atendimento ao público e entrada de pessoas, porém, deverão limitar a entrada de pessoas em 50% da capacidade de público do estabelecimento e controlar o acesso e marcação de lugares reservados aos clientes, bem como o controle da área externa do estabelecimento, respeitadas as boas práticas e a distância mínima um metro e meio entre cada pessoa.

O governador solicitou ainda que seja priorizado o afastamento sem prejuízo de salário dos empregados pertencentes ao grupo de risco ao vírus (pessoas com 60 anos ou mais, hipertensos, diabéticos e gestantes), bem como a priorização do trabalho remoto a funcionários do setor administrativo.

Além disso, as empresas deverão providenciar o fretamento de veículos de transporte para realizar o translado dos empregados. Tais veículos também deverão seguir regras pré-estabelecidas, estando devidamente higienizados e limitados a 50% de sua ocupação total.

149 casos confirmados

O governador atualizou ainda o boletim do novo coronavírus no Estado. De acordo com a Secretaria de Saúde, o Estado conta com 149 casos confirmados – um aumento de aproximadamente 20% em apenas 24 horas. O número de suspeitos, porém, não apresentou alterações e segue em 325. Além, disso, Santa Catarina registra um óbito decorrente do Covid-19.

Diante disso, o governador frisou que idosos e pessoas que podem realizar o trabalho home office devem permanecer em isolamento social, fator decisivo para evitar a propagação do novo coronavírus pelo Estado.

Plano na íntegra

Confira o que muda com o plano de ação divulgado pelo Governador Carlos Moisés nesta quinta-feira:

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com