Quem gosta de cozinhar normalmente curte entretenimento relacionado à gastronomia e sobre a variedade de opções não dá pra reclamar. Os serviços de streaming estão repletos de seriados e filmes que englobam o tema e trazem diversão e até conhecimento para quem, assim como eu, adora o assunto. Hoje vou indicar coisas que gosto e ainda ensinar a fazer a pipoca perfeita pra acompanhar a sessão cinema que vai ajudar a passar o tempo de quem está entediado nesse período de isolamento social.
– Chef’s Table: Sei que a maioria já deve ter assistido, mas não posso não falar dela. A série documental é uma das de maior sucesso da Netflix e conta a história dos mais famosos chefs de cozinha do mundo. São seis temporadas, além da Chef’s Table França. Então, tem bastante conteúdo pra você se inspirar. Destaco os episódios do brasileiro Alex Atala e do italiano Massimo Bottura. A série toda é incrível, tem uma fotografia linda e muita comida maravilhosa.

– Street Food Asia: Eu sou apaixonada e curiosa pela gastronomia asiática, então, eu amo essa série que mostra as melhores comidas de rua do continente. A série destaca ainda como por lá a tradição é algo forte e as comidas são feitas da mesma forma ao longo de muitos anos. Destaco o episódio de Bangkok, na Tailândia.

– Sal, Gordura, Acidez e Calor: Também uma série documental, mas nesse caso em quatro episódios, onde a professora, americana de origem iraniana Samin Nosrat, viaja por diversos lugares mostrando como esses quatro ingredientes são os segredos da boa comida. Também é uma minissérie bonita e gostosa de assistir, tem uma fotografia impecável mostrando lugares do mundo e comida deliciosa.
– Jiro Dreams of Sushi: Se você gosta ou admira a culinária japonesa com certeza vai amar esse filme. Ele conta a história de Jiro, o melhor e mais exclusivo restaurante de Tóquio. O lugar já teve três estrelas Michelin, mas no ano passado perdeu essas estrelas por ser considerado inacessível, já que possui apenas 10 lugares e apenas o menu degustação, que custa em torno de R$ 1.500,00 e, ainda assim, é praticamente impossível conseguir uma reserva por lá. Hoje em dia apenas pessoas importantes como Barack Obama e Kate Perry conseguem jantar no Jiro. O curioso é que o restaurante é uma portinha minúscula dentro de uma estação de metrô na cidade e é comandado por Jiro Ono, um sushiman lendário, que aos 95 anos, ainda domina a cozinha e faz sushis incríveis.

– Fome de Poder: Esse filme conta basicamente a história do surgimento da rede de hambúrgueres mais famosa do mundo: o McDonald’s. É um filme sobre negócios, traição e ganância. Mostra como os irmãos McDonald’s perderam essa ideia milionária para um homem que enxergou na pequena lanchonete deles uma verdadeira mina de ouro.
Sugeri aqui alguns dos meus preferidos, mas na própria Netflix existem muitas opções pra quem gosta de saber mais sobre gastronomia. Tem reality shows, documentários, séries, enfim, pra todos os gostos. Agora só falta você preparar aquela pipoca de panela sem erro com essas dicas:
Pipoca com manteiga e parmesão:
Ingredientes:
1 xícara de milho para pipoca
2 colheres de óleo de milho
Sal
½ xícara de parmesão ralado fino
1 colher de manteiga
Modo de Fazer:
Coloque o óleo em uma panela grande e três grãos de milho. Leve ao fogo médio a panela sem a tampa até que eles estourem. Isso quer dizer que a temperatura do óleo chegou ao ponto ideal. Despeje o restante do milho, tampe a panela e diminua o fogo. A cada minuto mexa a panela pelas alças, sem abrir a tampa, para que os milhos estourem por igual. Quando o intervalo entre os estouros estiver demorando de dois a três segundos é hora de desligar. Espalhe a pipoca para uma assadeira, espere esfriar, regue com a manteiga derretida, polvilhe o parmesão e misture bem. Só temperar com sal e servir.

Juliana Fraga é jornalista e participou do MasterChef Brasil 6. Apaixonada por cozinha desde criança, valoriza ingredientes de boa qualidade e todos os seus hobbies rondam a gastronomia: desde inventar receitas com o que tem na geladeira a conhecer novos restaurantes e traçar o roteiro das férias baseado em bons lugares para comer.