InícioGastronomiaGastronomia: mousse de chocolate, um clássico que nunca sai de moda, por...

Gastronomia: mousse de chocolate, um clássico que nunca sai de moda, por Juliana Fraga

Se em uma semana eu te ensino a montar salada, nada mais justo que na semana seguinte eu traga uma sobremesa pra deixar todo mundo com água na boca. Pra mim faz todo sentido, afinal de contas, equilíbrio é isso: é se alimentar bem, comer saudável e se permitir experimentar as sensações que uma boa sobremesa nos traz.

Em tempos de releituras e adaptações de receitas, tem uma coisa em que ninguém ousa mexer: os clássicos. E quando eu falo clássicos, me refiro à intocável cozinha francesa. Pra quem não sabe, o país europeu possui a culinária mais reconhecida e apreciada mundo afora. Isso porque a gastronomia por lá é algo muito sério, não só pelas técnicas, aprimoradas ao longo de séculos, mas também pelo valor que os franceses dão ao ato de sentar-se a mesa e apreciar um bom prato. Não à toa, a culinária francesa está inscrita na lista de patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco, sendo considerada um legado, assim como a arte e a arquitetura.

Feitas as apresentações, me arrisco a dizer que foi em Paris que experimentei os melhores doces da minha vida. Os sabores são extremamente delicados e complexos. É muito diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil. Parece que nada sobressai, tudo é equilibrado. Foi na França onde nasceram grandes pratos da gastronomia mundial, principalmente quando o assunto é a temida confeitaria. Por lá, nada de leite condensado. A base dos doces é formada por ovos, manteiga e açúcar. É tudo suave, delicado, doce na medida.

Foto: Sobremesas Mil

Quando você começa a estudar confeitaria já esbarra de cara com os doces franceses, pois é a partir deles que são criadas diversas outras sobremesas, mas as bases acabam sendo sempre as mesmas. Se você gosta de cozinhar, com certeza já leu que confeitaria é química, que os ingredientes precisam combinar pois são parte de uma fórmula e cada grama importa.

Dito isso, minha proposta é te apresentar a confeitaria francesa em sua forma mais simples e nem por isso menos deliciosa. No vídeo dessa semana, eu te ensino a fazer uma mousse de chocolate perfeita: leve, aerada e muito delicada. A base será a que te contei antes: ovos, açúcar e manteiga, mas vamos incluir o chocolate e o resultado não tem como não ser incrível.

Ah, já ia esquecendo: a qualidade dos ingredientes em qualquer receita que você for reproduzir faz toda diferença. Então, nada de usar ingredientes de qualidade duvidosa, ok? Abaixo a lista dos ingredientes e no vídeo você aprende como fazer essa sobremesa perfeita!

Mousse de Chocolate:
125g Chocolate meio amargo
25g Manteiga sem sal
3 ovos
40g Açúcar refinado

Rendimento: 4 porções

“Au revoir”

Texto escrito por JULIANA FRAGA

Juliana Fraga é jornalista e participou do MasterChef Brasil 6. Apaixonada por cozinha desde criança, valoriza ingredientes de boa qualidade e todos os seus hobbies rondam a gastronomia: desde inventar receitas com o que tem na geladeira a conhecer novos restaurantes e traçar o roteiro das férias baseado em bons lugares para comer.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com