Para muitos, a salada é uma opção de entrada ou de acompanhamento, mas saiba que combinar ingredientes na hora de montar sua salada pode transformá-la em prato principal. Há ainda um grupo de pessoas que enxergam salada como “comida pra quem está de dieta” e nem cogitam que ela possa ser bastante saborosa e trazer inúmeros benefícios para a saúde.
Há muitos anos, quando decidi levar uma vida mais saudável, precisei aprender truques e receitas que tornassem esses alimentos mais gostosos e atrativos. Pesquisando e conversando com nutricionistas, encontrei equilíbrio e saciedade em um simples bowl de salada e vou te dar algumas dicas que podem facilitar na hora de compor essa refeição:

1 – Use folhas como base, pelo menos três tipos diferentes. As folhas são ricas em fibras e ajudam na saciedade. Eu costumo utilizar uma mistura de alfaces de tipos diferentes, rúcula, espinafre ou agrião, mas você pode usar couve, repolho, acelga.
2 – Inclua diferentes texturas. Legumes cozidos, como cenoura ou beterraba, são boas opções, adicionam mais fibras e tornam a salada mais interessante. Azeitonas e palmito também trazem o macio na hora de mastigar, além da explosão de sabores.
3 – Use frutas. Eu gosto do sabor adocicado na salada, acho que faz toda diferença. Prefiro manga, abacaxi, abacate, ameixa ou morango, mas você deve utilizar o que mais gosta. Use a criatividade.
4 – Frutas secas. Tá aí outra coisa que eu amo na salada. Sempre coloco damascos picados ou a polêmica uva passa (que eu adoro). As frutas secas trazem uma nova textura e ainda diminuem aquela vontade de comer doce depois do almoço.
5 – Pode incluir nozes, amendoim e castanhas também. Eles trazem uma gordura boa ao prato além da deliciosa crocância que deixa tudo mais gostoso.
6 – Mas e a proteína? Sim, é legal colocar uma fonte de proteína que pode ser um grão para os vegetarianos (feijão branco, quinoa, lentilha) ou um frango grelhado e até mesmo uns pedaços de queijo ou ovos cozidos. Fica a seu critério.
7 – Complemente com sementes. Eu adoro o sabor extra que elas dão, além de serem fontes ricas em vitaminas, minerais, fibras, proteínas e gorduras boas. Em casa sempre tenho as de abóbora, girassol, chia e linhaça. Fica uma delícia em cima de uma boa salada.
8 – Finalize com um molho bem gostoso. Mas cuidado: não vale se empolgar e usar molho pronto de supermercado ou muito gordurosos. Existem inúmeras formas de temperar uma salada, pode ser só no azeite e limão ou usando os temperos que você mais gosta. É só ser criativo. Os molhos pra mim são responsáveis por finalizarem o prato, juntando todos os ingredientes e deixando a refeição completa.
Gostou? Fiz um vídeo rápido, mostrando três molhos de salada super fáceis, que uso no dia a dia para variar o sabor das saladas. Veja:

Juliana Fraga é jornalista e participou do MasterChef Brasil 6. Apaixonada por cozinha desde criança, valoriza ingredientes de boa qualidade e todos os seus hobbies rondam a gastronomia: desde inventar receitas com o que tem na geladeira a conhecer novos restaurantes e traçar o roteiro das férias baseado em bons lugares para comer.