Início Gastronomia Gastronomia: dicas e receitas de molhos para tornar as saladas mais saborosas,...

Gastronomia: dicas e receitas de molhos para tornar as saladas mais saborosas, por Juliana Fraga

Para muitos, a salada é uma opção de entrada ou de acompanhamento, mas saiba que combinar ingredientes na hora de montar sua salada pode transformá-la em prato principal. Há ainda um grupo de pessoas que enxergam salada como “comida pra quem está de dieta” e nem cogitam que ela possa ser bastante saborosa e trazer inúmeros benefícios para a saúde.

Há muitos anos, quando decidi levar uma vida mais saudável, precisei aprender truques e receitas que tornassem esses alimentos mais gostosos e atrativos. Pesquisando e conversando com nutricionistas, encontrei equilíbrio e saciedade em um simples bowl de salada e vou te dar algumas dicas que podem facilitar na hora de compor essa refeição:

1 – Use folhas como base, pelo menos três tipos diferentes. As folhas são ricas em fibras e ajudam na saciedade. Eu costumo utilizar uma mistura de alfaces de tipos diferentes, rúcula, espinafre ou agrião, mas você pode usar couve, repolho, acelga.

2 – Inclua diferentes texturas. Legumes cozidos, como cenoura ou beterraba, são boas opções, adicionam mais fibras e tornam a salada mais interessante. Azeitonas e palmito também trazem o macio na hora de mastigar, além da explosão de sabores.

3 – Use frutas. Eu gosto do sabor adocicado na salada, acho que faz toda diferença. Prefiro manga, abacaxi, abacate, ameixa ou morango, mas você deve utilizar o que mais gosta. Use a criatividade.

4 – Frutas secas. Tá aí outra coisa que eu amo na salada. Sempre coloco damascos picados ou a polêmica uva passa (que eu adoro). As frutas secas trazem uma nova textura e ainda diminuem aquela vontade de comer doce depois do almoço.

5 – Pode incluir nozes, amendoim e castanhas também. Eles trazem uma gordura boa ao prato além da deliciosa crocância que deixa tudo mais gostoso.

6 – Mas e a proteína? Sim, é legal colocar uma fonte de proteína que pode ser um grão para os vegetarianos (feijão branco, quinoa, lentilha) ou um frango grelhado e até mesmo uns pedaços de queijo ou ovos cozidos. Fica a seu critério.

7 – Complemente com sementes. Eu adoro o sabor extra que elas dão, além de serem fontes ricas em vitaminas, minerais, fibras, proteínas e gorduras boas. Em casa sempre tenho as de abóbora, girassol, chia e linhaça. Fica uma delícia em cima de uma boa salada.

8 – Finalize com um molho bem gostoso. Mas cuidado: não vale se empolgar e usar molho pronto de supermercado ou muito gordurosos. Existem inúmeras formas de temperar uma salada, pode ser só no azeite e limão ou usando os temperos que você mais gosta. É só ser criativo. Os molhos pra mim são responsáveis por finalizarem o prato, juntando todos os ingredientes e deixando a refeição completa.

Gostou? Fiz um vídeo rápido, mostrando três molhos de salada super fáceis, que uso no dia a dia para variar o sabor das saladas. Veja:

Texto escrito por JULIANA FRAGA

Juliana Fraga é jornalista e participou do MasterChef Brasil 6. Apaixonada por cozinha desde criança, valoriza ingredientes de boa qualidade e todos os seus hobbies rondam a gastronomia: desde inventar receitas com o que tem na geladeira a conhecer novos restaurantes e traçar o roteiro das férias baseado em bons lugares para comer.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Coronavírus: Governo deve prorrogar quarentena em Santa Catarina

O governador Carlos Moisés sinalizou neste domingo (29) que deve prorrogar as medidas de isolamento social em Santa Catarina por mais tempo...

Governador diz que retomada gradual em SC depende da preparação do sistema de saúde

A ampliação no número de leitos de UTI e a proteção aos trabalhadores da saúde são as prioridades do Governo de Santa...

Motorista bate caminhonete em poste na região central de Blumenau

O acidente aconteceu na madrugada deste domingo (29), por volta das 3h30min, na Avenida Martin Luther, região central de Blumenau. Segundo os...

Coronavírus: Brasil tem 3.904 casos e 114 mortes por covid-19

A covid-19 já foi diagnosticada em 3.904 pessoas no Brasil, tendo resultado na morte de 114 vítimas. Com isso, a taxa de...

Dupla armada com pistolas assalta lanchonete na Itoupava Norte

O crime ocorreu na noite deste sábado (28) na lanchonete Dile Lanches, localizado na Rua 2 de Setembro, no bairro Itoupava Norte....