InícioGeralGaspar promove ações de saúde em comemoração ao Dia da Mulher

Gaspar promove ações de saúde em comemoração ao Dia da Mulher

A Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, preparou uma ação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Neste sábado (7), as Unidades de Saúde dos bairros Bela Vista, Coloninha, Gaspar Grande, Belchior, Margem Esquerda ll e Santa Terezinha oferecerão o preventivo de câncer de colo de útero. As unidades atenderão das 8h às 15h.

Para realizar o exame, é necessário evitar relação sexual durante os três dias que antecedem a coleta, não estar menstruada e dispensar temporariamente o uso de cremes e duchas. O exame deve ser feito anualmente, pois além de diagnosticar o câncer de colo do útero e de suas lesões, o exame ajuda na identificação de infecções vaginais, como candidíase e tricomoníase.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o exame deve ser oferecido às mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual, mesmo nas que não tenham mais vida sexual ativa. Para realizar o procedimento durante os outros dias do ano, basta ir até a unidade de saúde e fazer o agendamento.

Ainda durante o sábado, as unidades de saúde do Centro e Belchior terão a vacinação contra o sarampo e febre amarela disponível. O horário é das 8h às 14h30.

Além da ação especial, a Secretaria de Saúde conta com atendimento durante todo o ano no Centro Especializado de Saúde da Mulher e da Criança. O espaço foi inaugurado em março de 2019 e centraliza os serviços de ultrassom, consultas e procedimentos em ginecologia, consultas em obstetrícia (médio e alto risco), pediatra, enfermagem, consultas em fonoaudiologia e teste da orelhinha.

Os procedimentos já eram oferecidos pelo município, mas agora ficam centralizados em um único espaço, com o objetivo de oferecer mais conforto para as pacientes. O centro fica localizado no 1° andar da Policlínica, localizada na Avenida Olga Wehmuth, nº151, bairro Sete de Setembro.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com