Início Estilo Estilo: organização e produtividade, por Anna Rutkoski

Estilo: organização e produtividade, por Anna Rutkoski

Todos nós já estamos cientes da proliferação do Covid-19 ao redor mundo. Infelizmente é uma realidade. Muitas pessoas estão em isolamento, outras em quarentena e, pensando nisso, para não fugir do tema principal da coluna, resolvi escrever pra vocês o que talvez pode ser feito para “aproveitar” o tempo em casa. 

Eu sei que também tem muitas pessoas que não estão totalmente paradas em casa sem “fazer nada”, pois muitos trabalhos podem ser feitos remotamente no home office. Mas nesse período de isolamento/quarentena podemos aproveitar para – por que não? – organizar nosso guarda-roupa, por exemplo. 

Que tal fazer um closet cleaning? A limpeza do armário não se restringe apenas em limpar literalmente usando produtos de limpeza não, mas sim, rever tudo que se tem, reorganizar e praticar o desapego.

Eu sei que cada guarda-roupa é diferente do outro e que a organização nunca será a mesma para todos, mas tenho certeza que você talvez tenha muitas peças que não são usadas a muito tempo e que ficam ocupando espaço nas prateleiras.

No meu trabalho como consultora de imagem, costumo frisar para as minhas clientes, que a “limpeza” de peças, que não são usadas, é uma etapa muito importante, pois renova o seu olhar sobre o que você tem, evita compras desnecessárias e abre espaço para o novo.

Mas o que retirar? O que manter? E como fazer tudo isso?

Para começar, é super importante você reservar algumas horas para que essa limpeza no guarda-roupa seja feita, sem se preocupar em parar ou alguém lhe interromper. Este é um momento seu com as roupas, sapatos e acessórios!

Depois prepare um espelho grande, preferencialmente de corpo inteiro, para que você possa provar as peças que ainda tem dúvida e observar a harmonia da peça no conjunto do corpo e para ele sem cobranças, ressentimentos, culpas ou qualquer sentimento que possa prejudicar a sua visão.

Perceba as proporções que o seu corpo tem e observe o que deseja ressaltar e o que deseja esconder. Após esse processo visual pense um pouco nos papéis que você realiza no seu dia a dia: mãe, profissional, mulher, estudante, e veja se a forma como você se veste hoje passa a mensagem que você gostaria em todos esses ambientes. Anote em um papel o que percebeu do seu corpo, o que gostaria de melhorar na sua imagem e o quais impressões gostaria que a pessoas tivessem de você, como, por exemplo, mulher forte, decidida, bem sucedida, entre outras coisas que desejar.

Agora é o momento de começar a olhar o guarda-roupa e da mesma forma como olhou para você sem PRÉ-conceitos, faça o mesmo com suas roupas, acessórios e sapatos, olhe todas as roupas sem exceção, mesmo as que você gosta muito, que não usa a muito tempo, roupas de festas, lingerie, frio.

Critério de descarte de roupas

Agora é hora de avaliar suas roupas e ver quais serão descartadas e quais continuarão no seu guarda-roupa, levando em conta:

– A roupa está em condições de uso? Se tiver bolinhas, desgastada, furada, com a coloração original apagada ou esgarçada está no momento de se desfazer dela;

– Esqueça a história de guardar a roupa para incentiva-la a voltar ao peso de três anos atrás;

–  Se faz mais de um ano que você não usa a peça repense se é algo que precisa ser mantido, se ela não foi usada é porque não se encaixa mais no seu dia a dia ou porque não tem certeza se gosta mesmo dela;

–  Quantas calças jeans você tem no guarda-roupa? De todas, quais você realmente usa e quais você diz que deixará para usar quando as outras estiverem para lavar? Deixe somente as opções que você usa;

Feito isso, você pode reorganizar suas prateleiras, cabideiros, calceiros e pode organizar por cor, modelos etc!

Aproveite esse período que está em casa, renove as energias, faça as pazes com o seu guarda-roupa e aproveite para fazer o bem a quem precisa doando as peças que retirou do armário.

Boa arrumação!

Texto escrito por ANNA RUTKOSKI

Anna Rutkoski é blumenauense, Consultora de Imagem & Estilo e Digital Influencer. Formada em Consultoria de Imagem pelo EnModa (SP), Estilismo Industrial pelo Senai  (Blumenau), Produção de Moda & Styling pelo Senai (Curitiba) e atua na área da moda há 15 anos.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena e prêmio acumula

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso da Mega-Sena e a estimativa do prêmio para o próximo sorteio é R$ 4,8...

Coronavírus: Governo deve prorrogar quarentena em Santa Catarina

O governador Carlos Moisés sinalizou neste domingo (29) que deve prorrogar as medidas de isolamento social em Santa Catarina por mais tempo...

Governador diz que retomada gradual em SC depende da preparação do sistema de saúde

A ampliação no número de leitos de UTI e a proteção aos trabalhadores da saúde são as prioridades do Governo de Santa...

Motorista bate caminhonete em poste na região central de Blumenau

O acidente aconteceu na madrugada deste domingo (29), por volta das 3h30min, na Avenida Martin Luther, região central de Blumenau. Segundo os...

Coronavírus: Brasil tem 3.904 casos e 114 mortes por covid-19

A covid-19 já foi diagnosticada em 3.904 pessoas no Brasil, tendo resultado na morte de 114 vítimas. Com isso, a taxa de...