InícioGeralCoronavírus: prefeito assina decreto cancelando eventos em Blumenau

Coronavírus: prefeito assina decreto cancelando eventos em Blumenau

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, assinou na tarde deste domingo (15) um decreto que prevê uma série de normas e recomendações referentes à cidade em meio à pandemia de coronavírus. O decreto foi composto em reunião realizada com os secretários municipais e visa resguardar a saúde da população e evitar a propagação do vírus. Blumenau conta atualmente com cinco casos suspeitos e nenhum confirmado.

Entre as determinações, o decreto prevê o adiamento ou suspensão de eventos públicos e reuniões envolvendo um grande número de servidores e do público externo. Além disso, o prefeito anunciou que o governo municipal seguirá uma série de recomendações repassadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde. Confira abaixo:

Saúde

O secretário Winnetou Michael Krambeck explicou que, mesmo sem casos confirmados, a cidade de Blumenau se enquadra no nível 1 do panorama do novo vírus. Isto se deve aos casos confirmados em outras cidades do estado. Uma vez enquadrado neste nível, a cidade passa a adotar uma série de precauções e diretrizes para evitar que os moradores sejam contaminados pelo mesmo. Caso algum caso seja confirmado, Blumenau passa a integrar o nível 2 – o que impacta em novas medidas a serem adotadas.

Transporte coletivo

Segundo o secretário Eder Boron, todos os ônibus do transporte coletivo na cidade passarão por processos de higienização completa, evitando assim uma eventual propagação do vírus por parte dos usuários. Os terminais urbanos também deverão adotar medidas preventivas. Além disso, assegurou-se que todos os ônibus deverão transitar com as janelas abertas nas próximas semanas.

O secretário falou também sobre as manifestações públicas em apoio ao presidente Jair Bolsonaro previstas para ocorrer neste domingo, em Blumenau. Segundo ele, a recomendação é que as pessoas mantenham distância entre si e evitem tomar atitudes que propaguem eventuais vírus contagiosos.

Educação

Definiu-se que não há motivos para suspensão das aulas, de modo que as atividades nas escolas e nos Centros de Educação Infantis (CEI) da cidade serão mantidas. Uma reunião com os diretores das unidades de ensino será realizada nesta segunda-feira (16) para orientações que devem ser seguidas nas escolas e CEIs.

Pró-família

Por fim, a secretária da Família suspendeu/cancelou por tempo indeterminado todas as atividades da Pró-Família voltadas à terceira idade – isto porque os idosos integram o principal grupo de risco a contrair a doença. As atividades com crianças e adolescentes, por sua vez, seguem acontecendo normalmente. A determinação passa a valer a partir desta segunda-feira (16).

Confira abaixo as entrevistas exclusivas com o prefeito Mário Hildebrandt; com o secretário da Saúde, Winnetou Michael Krambeck; com a secretária da Educação, Patrícia Lueders; com o secretário de Trânsito e Transportes, Eder Boron; e com a secretária da família, Cristiane Marta Loureiro:

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com