InícioGeralCoronavírus: Ministério Público alerta sobre aumento abusivo de preços

Coronavírus: Ministério Público alerta sobre aumento abusivo de preços

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) divulgou uma nota técnica produzida pelo seu Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CCO) alertando os fornecedores de produtos hospitalares, farmácias, drogarias, mercados e supermercados, que a elevação injustificada do preço dos produtos voltados à prevenção, à proteção e ao combate contra o coronavírus, configura prática abusiva e crime contra o consumidor e a economia popular.

O documento também requer a intensificação da fiscalização pelos Procons em todo o Estado. A nota técnica inclui, de maneira geral, todos os produtos que possam ser usados para evitar a propagação do Covid-19 e destaca, sobretudo, o álcool gel, as máscaras cirúrgicas e máscaras descartáveis elásticas, entendendo como aumento arbitrário de preços qualquer aumento sem fundamento no custo de aquisição, e determina que aqueles estabelecimentos que já tenham elevado os preços retornem aos valores anteriores.

Segundo o Ministério Público, a nota técnica foi produzida diante da situação de risco à saúde pública e à pandemia recentemente declarada em relação à chegada e à contaminação do novo coronavírus no país e no Estado.

A nota técnica alerta que o aumento injustificado dos preços nas prateleiras de mercados e farmácias é uma prática abusiva considerada infração prevista no Código de Defesa do Consumidor, punível com aplicação de multa e até mesmo de interdição do estabelecimento, até a criminal, uma vez que configura crime contra o consumidor e a economia popular.

O Ministério Público requer também, que os Procons estadual e municipais façam o levantamento e atos fiscalizatórios para inibir a prática abusiva e que, sem prejuízo de medida administrativa, comuniquem ao MP as constatações de violações que importem aumento arbitrário de preço, para as medidas judiciais cabíveis, na esfera cível e penal.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading