Início Geral Coronavírus: Governador afirma que irá manter o isolamento social em SC

Coronavírus: Governador afirma que irá manter o isolamento social em SC

O governador de Santa Catarina Carlos Moisés anunciou, em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (25), que o isolamento social segue mantido pelos próximos sete dias em todo o território catarinense. A decisão não acata o apelo do presidente Jair Bolsonaro em pronunciamento realizado em cadeia nacional na noite desta terça-feira (24).

De acordo com Moisés, o Estado trabalha com o prazo inicial de 15 dias para frear a propagação do vírus. Segundo ele, os números tem ilustrado a eficácia do isolamento, uma vez que o número de casos suspeitos vem apresentando uma redução nos últimos dias, caindo de 410 na segunda-feira (23) para 325 nesta quarta.

O número de casos confirmados, porém, voltou a aumentar e chegou a 122 (12% a mais que o dia anterior). Destes, seis estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais do estado. Um sétimo paciente recebeu alta da UTI e se encontra internado na enfermaria de um hospital, onde se recupera e aguarda para seguir para o isolamento domiciliar.

Retorno às atividades

Apesar de manter o isolamento social, o governador anunciou que está editando um novo decreto governamental que permitirá a retomada das obras públicas em todo o estado. As obras particulares, por sua vez, seguem suspensas pelos próximos dias.

Além disso, toda a cadeia produtiva está autorizada a operar, incluindo lojas de materiais de construção, que abastecerão as obras públicas. Tais operações, porém, deverão ser realizadas internamente e com portas fechadas, com os atendimentos sendo realizados exclusivamente por tele-entrega e delivery.

A expectativa é que os demais setores da economia possam vir a retomar gradativamente as atividades a partir da próxima semana. Para isso acontecer, é necessário que a população cumpra as determinações e permaneça em isolamento social, de modo que o vírus não venha a se propagar pelo território catarinense.

Casos no Estado

O Governador detalhou ainda o número de casos por cidade. Segundo ele, os pacientes estão sendo catalogados de acordo com o endereço em que residem, e não mais pela cidade onde realizaram o teste ou foram internados. A mudança trouxe impactos na lista, com cidades reduzindo o número de casos confirmados – como Florianópolis.

Além disso, o governador confidenciou que a Secretaria de Estado da Saúde irá verificar quais regiões do estado contam com casos confirmados, realizando assim um mapa com as localidades mais afetadas pelo vírus – bem como a faixa etária mais atingida. Por ora, sabe-se que a grande maioria dos contagiados são idosos, sendo 53% destes mulheres e 47% homens.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Coronavírus: Governo deve prorrogar quarentena em Santa Catarina

O governador Carlos Moisés sinalizou neste domingo (29) que deve prorrogar as medidas de isolamento social em Santa Catarina por mais tempo...

Governador diz que retomada gradual em SC depende da preparação do sistema de saúde

A ampliação no número de leitos de UTI e a proteção aos trabalhadores da saúde são as prioridades do Governo de Santa...

Motorista bate caminhonete em poste na região central de Blumenau

O acidente aconteceu na madrugada deste domingo (29), por volta das 3h30min, na Avenida Martin Luther, região central de Blumenau. Segundo os...

Coronavírus: Brasil tem 3.904 casos e 114 mortes por covid-19

A covid-19 já foi diagnosticada em 3.904 pessoas no Brasil, tendo resultado na morte de 114 vítimas. Com isso, a taxa de...

Dupla armada com pistolas assalta lanchonete na Itoupava Norte

O crime ocorreu na noite deste sábado (28) na lanchonete Dile Lanches, localizado na Rua 2 de Setembro, no bairro Itoupava Norte....