InícioGeralCoronavírus: Gaspar suspende atividades com idosos e eventos

Coronavírus: Gaspar suspende atividades com idosos e eventos

Seguindo as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS), a Prefeitura de Gaspar começa nesta segunda-feira (16) a implantar medidas de prevenção à proliferação ao Coronavírus. Atividades envolvendo grupos de idosos deverão ser suspensas e eventos de grande aglomeração de pessoas devem seguir as recomendações estabelecidas.

Até o momento, Gaspar não conta com nenhum caso suspeito ou confirmado. Santa Catarina tem seis pessoas infectadas. O médico Ricardo Freitas, diretor técnico do Hospital de Gaspar e infectologista, afirma que não há necessidade de alarde, a orientação é de que todos tomem as medidas preventivas e os idosos em especial, a orientação é que os cuidados sejam redobrados. Ricardo informa que para os idosos, ou pessoas com doenças crônicas o Coronavírus é mais preocupante.

O prefeito Kleber Wan-Dall, junto de um comitê interdisciplinar se reuniu e definiu as ações de prevenção ao COVID-19 através de um decreto, que entra em vigor a partir de hoje. O calendário de comemoração ao aniversário de Gaspar foi adiado, assim como ficarão suspensas atividades da Terceira Idade oferecidas pela Prefeitura por tempo indeterminado, incluindo grupos, gincanas, jogos, hidroginástica e faculdade da maturidade. A Prefeitura de Gaspar afirma que é uma medida de precaução e o objetivo é evitar o possível contato dos idosos com o vírus.

O decreto prevê ainda medidas de prevenção quanto a eventos públicos, de massa, locais de grande circulação de pessoas, serviços de alimentação, lazer e entretenimento. As aulas nos CDIs e escolas serão mantidas. A Prefeitura de Gaspar também já se prepara para disponibilizar em todos os locais de atendimento ao público meios de higienização e cartazes informativos e recomenda que comércios e estabelecimentos em geral façam o mesmo. A equipe do Procon também está atenta para casos de abuso na venda de materiais que auxiliam o combate ao vírus.

A partir de quarta-feira (18), a Unidade de Saúde Central será referência para problemas respiratórios. Pessoas que apresentarem quaisquer sintomas devem permanecer em casa. Quem se enquadra no grupo de risco, ou em caso de agravamento dos sintomas, pode também procurar o Hospital de Gaspar. Em caso de dúvidas, qualquer cidadão pode entrar em contato pelo telefone 136 ou pelo aplicativo do Ministério da Saúde. Ações como higienização das mãos e etiqueta respiratória são indispensáveis.

Além de evitar locais com aglomero de pessoas, as medidas de prevenção são:

– lavar as mãos com água e sabão com frequência ou utilizar álcool em gel

– evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas

– evitar contato próximo com pessoas doentes- ficar em casa quando estiver doente

– cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo

– limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência

– O consumo de produtos de origem animal crua ou mal cozida deve ser evitado. Carne crua, leite ou órgãos de animais devem ser manuseados com cuidado, para evitar a contaminação cruzada com alimentos não cozidos, conforme boas práticas de segurança alimentar.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com