InícioGeralCoronavírus: coleta de lixo comum e reciclável continua normal em Blumenau

Coronavírus: coleta de lixo comum e reciclável continua normal em Blumenau

Blumenau continua mantendo medidas para evitar a disseminação do Coronavírus (Covid-19). Além das orientações para que as pessoas não saiam de casa e do alerta para o consumo consciente da água, ainda há o esclarecimento sobre algumas mudanças adotadas para os horários da coleta de lixo comum, coleta seletiva e especial. A coleta de resíduos sólidos em Blumenau neste período segue em funcionamento, com algumas rotinas alteradas para proteger os trabalhadores. 

A coleta de resíduo convencional (orgânicos) é feita nos dias já estipulados, mas o caminhão poderá passar uma hora antes ou uma hora depois do horário habitual. Nos dias de chuva o serviço poderá ser suspenso temporariamente para proteger o trabalhador, evitando que ele fique resfriado e com a imunidade baixa. Os dias de coleta podem ser consultados no site do Samae.

O caminhão da coleta seletiva também continua passando nos mesmos dias, mas o horário poderá variar entre uma hora ou uma hora e meia após os horários convencionais. Já a coleta especial não sofreu alteração de horários ou datas. 

No total, são 20 caminhões nas ruas e 160 trabalhadores atendendo toda a população, assim como é feito todos os dias. A empresa também está seguindo algumas rotinas para prevenir problemas com Coronavírus como saída das equipes dividida ao longo de três horas, evitando aglomerações dos trabalhadores. Nos veículos há água, sabão e álcool gel para higienização e a frequência na troca de luvas aumentou.

Cuidados com sacos de lixo

Todo o resíduo precisa ser  colocado em sacos plásticos e depositados nos conteineres somente no dia da coleta, evitando odores desagradáveis, insetos  e acúmulo de resíduos. Também é necessário lembrar que separar o resíduo reciclável corretamente é importante para a segurança de todos, destaque para o vidro quebrado que precisa ser armazenado em caixas de leite ou garrafa pet.  

Outro lembrete importante é a utilização do container azul, de uso exclusivo para  depósito de material reciclável. Caso seja colocado resíduo orgânico o material será contaminado e todo o resíduo do container será recolhido como comum. Dúvidas, reclamações e denúncias podem ser feitas nos canais de atendimento do Samae. 

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com