A Câmara de Vereadores de Blumenau anunciou nesta segunda-feira (16) a adoção de medidas de caráter preventivo para evitar a disseminação do novo coronavírus. Estão suspensas por tempo indeterminado as sessões solenes, audiências públicas, eventos da Escola do Legislativo e reuniões do plenário a terceiros a partir desta terça-feira (17). As sessões ordinárias e reuniões das comissões permanentes estão mantidas, porém sem a presença de público.
O acesso às dependências da Câmara ficará restrito aos servidores públicos, estagiários, terceirizados e profissionais da imprensa. O atendimento presencial ao público externo nos gabinetes está suspenso, devendo ser realizado via telefone ou internet. Os servidores, estagiários e terceirizados que tenham viajado para locais ou países com circulação viral sustentada no período da viagem não deverão comparecer ao ambiente de trabalho por 14 dias e devem desempenhar suas funções remotamente, a partir de casa, se houver possibilidade.

Outra medida anunciada é que servidores, estagiários ou terceirizados que apresentarem febre e pelo menos um sinal respiratório, como tosse e dificuldade para respirar, aliado a histórico de viagem para área de transmissão local do vírus, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos 14 dias antes do aparecimento dos sintomas, também devem realizar atividades home-office. O trabalho remoto deverá ser realizado também por pessoas que tiveram contato próximo de caso suspeito de coronavírus nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sintomas e de casos confirmados de coronavírus em laboratório.
Os servidores, estagiários e terceirizados maiores de 60 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas que compõem o grupo de risco de aumento de mortalidade pelo coronavírus podem optar pela execução de suas atividades remotamente. De acordo com o presidente da Câmara, Marcelo Lanzarin, o objetivo é que essas ações possam diminuir a circulação do vírus. “É difícil que Blumenau não tenha casos. Temos casos suspeitos, ainda não confirmados, mas é questão de tempo para termos essa realidade presente na nossa cidade. Por isso, a Câmara definiu essas medidas”.
As medidas serão oficializadas em resolução da Mesa Diretora, que será assinada nesta terça-feira (17) e será revista sempre que necessário, caso haja regressão ou evolução da situação de saúde pública. As atividades que seguem sendo realizadas na Câmara de Vereadores continuarão a ser transmitidas pela TV Legislativa, no canal 14 da Net e no site camarablu.sc.gov.br/tvl-online.