InícioSaúdeCoronavírus: Blumenau segue com 20 casos confirmados de Covid-19

Coronavírus: Blumenau segue com 20 casos confirmados de Covid-19

Blumenau não registrou novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas, informou o prefeito Mário Hildebrandt durante entrevista coletiva realizada na noite desta segunda-feira (30). Com isso, a cidade segue com 20 casos confirmados – o equivalente a cerca de 9% dos casos registrados em Santa Catarina.

De acordo com o secretário municipal de Saúde Winnetou Krambeck, os pacientes não apresentam sintomas graves e todos se encontram em isolamento domiciliar. Alguns deles, por exemplo, já passaram pelo período de isolamento e já estariam aptos a retornar à rotina de trabalho.

Por outro lado, nove pacientes se encontram internados com sintomas graves e aguardam os resultados dos exames para diagnosticar o contágio pelo coronavírus. Segundo o prefeito, cinco se encontram internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e outros quatro em leitos de enfermaria.

Estrutura hospitalar

O prefeito comentou também sobre a estrutura dos hospitais blumenauenses para atender eventuais casos de coronavírus num futuro próximo. Segundo ele, a cidade conta atualmente com 95 leitos de UTI, que são voltados desde à pediatria até os atendimentos gerais. Para aumentar esta demanda, porém, é necessário apoio do Governo do Estado e do Governo Federal.

Enquanto isso, a Prefeitura de Blumenau tem atuado para expandir as áreas de atendimento aos pacientes com suspeita de coronavírus. Para isso, o município aumentou em 105 a capacidade de leitos de enfermaria do Hospital da Vila Itoupava, para onde serão transferidos pacientes de outras ocorrências e enfermidades, aumentando assim o número de leitos nos hospitais da região central da cidade, que serão referenciados no combate ao coronavírus.

Vacinação contra Influenza

Outra novidade diz respeito ao sistema de agendamento da vacinação contra o vírus Influenza, que estava temporariamente indisponível nos últimos dias devido à falta de vacinas. Segundo o prefeito, um novo lote chegou à cidade. Diante disso, o sistema será reaberto nesta terça-feira (31) para agendar vacinas até o próximo dia 7.

De acordo com o secretário Krambeck, o lote recebido é considerado pequeno, o que inviabiliza a liberação do sistema de drive thru. Segundo ele, ainda são esperadas entre 10 mil e 12 mil doses para atender a todos os idosos e profissionais da saúde do município.

Educação à distância

Secretária municipal de Educação, Patrícia Lueders trouxe novas orientações sobre o cadastro de alunos na plataforma de educação à distância lançada pela Prefeitura de Blumenau, que se encerrou neste domingo. Segundo ela, cerca de 28 mil alunos da rede municipal realizaram o cadastro.

Quem não realizou a inscrição deverá estabelecer contato via e-mail com a diretoria da escola para atualizar a situação. O endereço de e-mail pode ser encontrado na agenda escolar do aluno. Ligações e atendimento presencial estão descartados, uma vez que não há profissionais nas escolas.

De acordo com Lueders, o próximo passo será o encaminhamento de uma chave de acesso à plataforma aos alunos. O envio do código será realizado pela diretoria da unidade escolar, que está realizando reuniões de alinhamento com a Secretaria de Educação.

A expectativa é que as atividades não-presenciais sejam iniciadas na próxima segunda-feira (6). As primeiras aulas deverão ser coordenadas pela Secretaria de Educação e posteriormente deverão seguir os projetos e diretrizes das unidades escolares.

Lueders comentou também sobre os cerca de 6% dos alunos que não tem acesso à internet. Segundo ela, não existem planos de ação que atinjam 100% do contigente. Diante disso, todo e qualquer planejamento requer um “plano B ou C”. A ideia é que os diretores tragam fórmulas para levar educação a estes alunos. Enquanto isso, a secretária assegura que os alunos não ganharão faltas ou perderão conteúdos. Caso o prazo venha a ser prorrogado, novas medidas deverão ser tomadas.

Impostos municipais

Por fim, o prefeito Mário Hildebrandt falou sobre a cobrança dos impostos municipais em meio à quarentena – tema muito discutido pelos empresários blumenauenses. Segundo ele, a Prefeitura tem realizado reuniões com representantes das empresas e está aguardando detalhes do pacote do Governo Federal para estabelecer medidas específicas. Por ora, o plano é postergar algum dos impostos. A medida deve ser divulgada em breve.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com