A última atualização da Plataforma IVIS do Ministério da Saúde, divulgada nesta terça-feira (3), mostra que Santa Catarina tem 43 casos suspeitos do novo coronavírus. Entre as cidades com pacientes sendo monitorados, Blumenau aparece com dois registros. Ainda no Vale do Itajaí, Pouso Redondo também aparece na lista da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC).
De acordo com Secretaria de Saúde de Blumenau (Semus), apenas uma das pacientes mora na cidade. É uma jovem de 25 anos, que esteve na França, fez escala na Itália e apresentou os sintomas. Ela está em isolamento domiciliar, na casa da família, no bairro Água Verde, e já recebeu todas as orientações. O material para análise foi enviado ontem para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
Já a segunda paciente é uma moradora de Balneário Camboriú, que fez o exame quando estava em Blumenau, visitando os parentes. Também é uma mulher, que viajou para o exterior recentemente, mas já retornou para o litoral do Estado, onde segue em acompanhamento. A Semus já solicitou a Dive para fazer a alteração no registro da cidade.
Apesar das suspeitas, a Semus informa que não há necessidade do uso de máscaras. Apenas manter os procedimentos de higiene, com o uso de álcool em gel. No Brasil, já são 488 casos suspeitos do novo coronavírus. Em Santa Catarina, já foram descartados quatro casos (dois em Florianópolis, um em Rio do Sul e um em Brusque). A Secretaria de Estado da Saúde monitora pacientes nas seguintes localidades:
Balneário Camboriú – 3
Blumenau – 2
Brusque – 1
Chapecó – 2
Concórdia – 1
Criciuma – 1
Florianópolis – 12
Itajaí – 3
Itapema – 2
Joinville – 7
Pouso Redondo – 1
São Bento do Sul – 2
São João Batista – 1
São José – 3
Tijucas – 1
Canela – 1
Atualmente, os países com transmissão local do coronavírus são: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China. As pessoas que passaram por esses 16 países, apresentarem febre e mais um sintoma de gripe passam a se enquadrar na definição de caso suspeito da doença pelo monitoramento brasileiro.