A Prefeitura de Blumenau, em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (13), informou que acionou o Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (Grac) para concentrar as ações de prevenção e acompanhamento do coronavírus. A cidade contabiliza quatro casos suspeitos e nenhum confirmado. O quadro de saúde dos pacientes é estável.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Winnetou Krambeck, o município está em estado de alerta, o chamado nível 1. Se algum caso for confirmado, a cidade passa para o nível 2, de perigo eminente. “Esse é o momento de prudência e não de pânico. Todas as medidas necessárias estão sendo tomadas”, declarou o secretário, para tranquilizar a população.
O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, garantiu que não há necessidade de suspender nenhuma atividade. “Neste momento, não vamos cancelar aulas, nem eventos, nem formaturas, nem manifestações”. Segundo o chefe do Executivo, as equipes estão constantemente reunidas e haverá transparência na divulgação das informações.
Atendimento na rede municipal
A rede municipal de Saúde está orientada para atender os pacientes, de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Governo Federal. A médica infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, Luisa Andrea Torres Salgado, esclareceu que apenas as pessoas que tiverem os sintomas (febre alta, tosse, dor de cabeça e dificuldade em respirar) devem procurar atendimento.
Dos quatro casos suspeitos de coronavírus em Blumenau, todos são importados, ou seja, não houve transmissão na cidade. Os pacientes estão em casa, pois não precisaram de internação, mas permanecem em isolamento domiciliar por 14 dias. Os resultados dos exames devem ficar prontos em 48 horas. Em Santa Catarina, há dois casos confirmados. No Brasil, subiu para 77 o número de casos confirmados e 1.422 suspeitos.