InícioGeralAções de bloqueio vacinal contra febre amarela são realizadas em Blumenau

Ações de bloqueio vacinal contra febre amarela são realizadas em Blumenau

A Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau (Semus) contratou uma equipe especial para realizar o bloqueio vacinal contra a febre amarela em Blumenau. A Ação segue o protocolo do Ministério da Saúde e vem sendo realizada desde fevereiro.

Composta por um motorista, um agente administrativo e duas técnicas em enfermagem, a equipe visita casas localizadas nas proximidades de onde macacos tenham sido encontrado mortos. Mesmo que a causa da morte não seja febre amarela, a recomendação é de que se faça a vacinação naquelas pessoas que ainda não estejam protegidas, como uma ação preventiva.

A proteção também está disponível durante o ano todo nas salas de vacina do município. Indicada para crianças de nove meses a pessoas de 59 anos, o novo esquema de vacinação definido pelo Ministério da Saúde a partir de 2020, prevê que as crianças tomem uma dose aos 9 meses e façam reforço da vacina aos 4 anos. Acima dos 5 anos de idade, a dose única é a recomendação.

Este ano a Vigilância Epidemiológica registrou a morte de 70 macacos e fez a coleta de material para análise da causa, de pelo menos 30. Desses, três tiveram resultado positivo para febre amarela. A maioria foi encontrada na região Norte da cidade.

Blumenau registrou em 2020 um caso de febre amarela em humano: um homem, de 26 anos, morador do bairro Itoupava Central, que não possuía registro de vacinação contra a doença. Pomerode e Indaial também registraram casos confirmados.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com