InícioGeralVídeo: buracos abertos após chuvas causam prejuízos a motoristas que circulam por...

Vídeo: buracos abertos após chuvas causam prejuízos a motoristas que circulam por Blumenau

Quem circula de carro pelas ruas de Blumenau deve ficar atento aos buracos que se abriram no asfalto após as chuvas da semana passada. Somente no último domingo (9), duas grandes aberturas nas estradas causaram prejuízos a muitos motoristas. Alguns resolveram relatar o problema ao Portal Alexandre José e prometem entrar com um pedido de ressarcimento de danos junto a Prefeitura.

A assistente comercial Michele da Silva Brüning teve dois pneus do carro furados depois de passar por uma cratera na Rua Itajaí, em direção a Gaspar, pouco após a antiga sede da Sulfabril, no bairro Vorstadt. E ela não foi a única.Rapidinho pararam vários veículos com os pneus furados. Agora vamos ver se conseguimos algum reembolso”. Assista o vídeo gravado pela motorista logo após o incidente:

O motorista de aplicativo Leidson Ramon passou por uma situação parecida, na mesma noite, porém do outro lado da cidade, na Itoupava Central. “Por volta das 22h, cai em um buraco na Rua Gustavo Zimmermann, tendo prejuízos e arriscando a vida em um local sem iluminação pública alguma, correndo o risco de ser assaltado. Por sorte, alguns motoristas pararam e me ajudaram”. Veja a foto tirada por ele:

Ramon perdeu um pneu novo, que tinha recém colocado, no valor R$ 380, além de um aro e despesas com geometria. A Prefeitura de Blumenau, por meio da assessoria de imprensa, informou que a equipe do serviço de tapa-buracos está atuando desde segunda-feira (10) para consertar os estragos provocados pela chuva. O buraco da Rua Gustavo Zimmermann já foi fechado e a Rua Itajaí está recebendo reparos nesta terça-feira (11).

Como pedir o ressarcimento

De acordo com a colunista do Portal Alexandre José, especialista em trânsito, Márcia Pontes, nem a chuva isenta o poder público da responsabilidade pelos prejuízos. “Mesmo que a secretaria responsável não tenha tido tempo hábil para consertar o estrago (também por causa da chuva), sinalizar devidamente o local é obrigação da Prefeitura e de seus agentes”, explica.

O primeiro passo para requerer o ressarcimento é fotografar o estrago em detalhes, em diversos ângulos, ainda no local do ocorrido. É importante também registrar imagens do buraco e do entorno da via para demonstrar que não havia sinalização ou sinalização insuficiente. Também é necessário registrar um boletim de ocorrência de acidente, que pode ser feito pelo site da Polícia Civil (clique neste link), imprimir e juntar com prova.

Se o carro tiver que sair do local com guincho, peça nota fiscal do serviço. O proprietário do veículo precisa apresentar três orçamentos do conserto. Se componentes da suspensão também forem danificados, junte as notas fiscais da oficina mecânica. Com todas as provas e documentos em mãos, dirija-se a Praça do Cidadão, no piso térreo da Prefeitura de Blumenau, e solicite a abertura de um processo administrativo.

Caso haja testemunhas, mencione cada uma delas no pedido administrativo formal. A Prefeitura vai levar alguns dias para analisar, mas isso é normal. Depois, o cidadão será informado do direito ao recebimento dos valores a título de ressarcimento pelos danos. Caso o pedido seja negado, deve solicitar uma justificativa motivada. Junte essa declaração aos demais documentos e ingresse com uma ação judicial no Juizado Especial da Fazenda Pública.  

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com