InícioGeralVídeo: Antonella volta pra casa 12 dias após receber terapia gênica nos...

Vídeo: Antonella volta pra casa 12 dias após receber terapia gênica nos Estados Unidos

A pequena Antonella Garcia Cunha Moro já está de volta em casa, em Blumenau. Doze dias depois de receber a primeira terapia gênica indicada para o tratamento de Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1, em um hospital no Estado de Ohio, a família deixou os Estados Unidos. Agora, começa uma nova etapa na vida da menina, que ainda terá que fazer uma série de exames e sessões de fisioterapia.

O avião que trouxe Antonella, o pai e a mãe dela pousou no Aeroporto de Navegantes às 12h10min desta terça-feira (25). Eles foram recepcionados por amigos, que ajudaram a família ao longo de toda a campanha, que arrecadou R$ 11,157 milhões – dinheiro usado para as despesas médicas e o deslocamento. Veja o vídeo do momento do transporte da paciente para a ambulância:

A mãe de Antonella, Evelize Cunha Moro, explicou que a filha terá que fazer um acompanhamento para verificar o número de plaquetas. “Ela vai fazer exames semanais, mas o medicamento começa a agir mesmo a partir da oitava semana”, disse. A menina sofreu algumas reações, como aumento de secreção, febre e irritação, mas se recupera bem após a infusão do Zolgensma no Hospital Rainbow Babies & Children’s.

Pai, mãe e filha embarcaram no dia 4 de fevereiro rumo ao exterior. No Brasil, o tratamento padrão é feito com o Spinraza, da Biogen, também de alto custo e recém-incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento é ministrado por meio de aplicação de seis doses no primeiro ano e três doses por ano pelo resto da vida ao custo de R$ 145 mil cada dose.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com