InícioGeralTribunal de Justiça registra novas denúncias de golpe contra credores de precatórios

Tribunal de Justiça registra novas denúncias de golpe contra credores de precatórios

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) informa que novos casos de golpe contra credores de precatórios foram registrados no Estado. De acordo com o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do órgão, os estelionatários agem da seguinte forma: eles dizem que são funcionários do TJSC ou advogados e ligam para quem tem valores a receber com a informação da existência de recursos a serem levantados.

Conforme relatos das vítimas, a tentativa de golpe é feita por telefone ou WhatsApp. Um interlocutor identifica-se como servidor do TJSC, dizendo ser “procurador geral dos credores”. Uma das técnicas mais utilizadas é a cobrança de taxa para que seja possível realizar o levantamento do respectivo alvará com a liberação do dinheiro repassado pelo ente devedor.

O modo como operam os golpistas é considerado pelo setor de inteligência do TJSC sofisticado e persuasivo, uma vez que o falsário chega a informar o valor do precatório que a vítima tem direito a receber, com dados pessoais da vítima. A Assessoria de Precatórios do TJSC informa que não entra em contato com os credores – seja via telefone, e-mail, WhatsApp ou redes sociais – e a ordem do pagamento obedece a critérios técnicos.

O precatório é uma requisição devida a qualquer pessoa que saiu vitoriosa de uma ação judicial movida contra o poder público (União, Estados, Municípios, autarquias, fundações). O magistrado que julgou o processo requisita o pagamento ao presidente do TJSC, já com a indicação da conta para o depósito. Os credores vítimas do golpe devem registrar boletim de ocorrência. 

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com