InícioGeralSalas de vacinação seguem abertas em horário diferenciado nos AGs de Blumenau

Salas de vacinação seguem abertas em horário diferenciado nos AGs de Blumenau

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo começou no dia 10 de fevereiro e segue até o dia 13 de março. Neste período, as equipes da Secretaria de Saúde (Semus) de Blumenau estão intensificando ações preventivas contra a doença e também contra a febre amarela. Nesta e na próxima semana, as sala de vacina dos Ambulatórios Gerais (AGs) seguem com horário ampliado, até 20h.

Mais de 20 mil doses foram aplicadas desde o inicio da campanha. Nos primeiros cinco dias de vacinação, véspera do dia “D”, foram aplicadas 5.308 vacinas. Já na semana seguinte, a Semus ampliou o horário de atendimento nos sete AGs. De 15 a 21 de fevereiro, o número de pessoas vacinadas aumentou para 14.726, o que representa um aumento de 177% em relação a primeira semana da campanha.

Nesta semana, dos sete AGs, apenas as unidades dos bairros Fortaleza e Badenfurt não atendem em horário ampliado. Já na próxima semana, de 2 a 6 de março, todos os sete AGs irão atender até às 20h, para imunização contra o sarampo, a febre amarela e também para atualização de carteira de vacinação. Além dos AGs, Blumenau conta ainda com outras 38 salas de vacina nas Unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs). Confira a lista aqui.

Dia “D” de vacinação

No dia 15 de fevereiro o município aproveitou a realização do dia “D” de combate ao sarampo e intensificou a vacinação contra a febre amarela. E um único dia foram aplicadas mais de 11 mil doses. A vacina da febre amarela é disponibilizada durante todo o ano. Em 2019, foram vacinadas 99.216 pessoas, um número 85% maior em relação a 2018 quando 53.411 pessoas foram vacinadas.

Único caso confirmado

No dia 12 de fevereiro, foi confirmado o único caso de febre amarela em Blumenau. O paciente, que é morador do bairro Itoupava Central, não possuía registro de ter recebido a vacina. Ele foi atendido no Hospital Misericórdia onde, depois de ser internado e receber tratamento, foi liberado. Desde 2007, data mais distante em que o sistema nacional possui registros, não há confirmação de outros casos da doença no município.

Febre Amarela

A vacinação que protege da febre amarela é indicada, pelo Ministério da Saúde, para crianças de nove meses a pessoas de 59 anos. O novo esquema de vacinação definido pelo Ministério da Saúde, a partir de 2020, é de que as crianças tomem uma dose aos 9 meses e façam reforço da vacina aos 4 anos. Acima dos 5 anos de idade, a dose única é a recomendação. Adultos acima de 60 anos, gestantes e pacientes imunossuprimidos deverão apresentar prescrição médica. Há contra indicação para alérgicos à proteína do ovo.

Sarampo

A vacina contra o sarampo segue disponível nas salas de vacinação do município durante todo o ano, seguindo o calendário vacinal. Crianças entre seis e 11 meses precisam tomar a dose zero e depois repetir a vacina ao 12 e aos 15 meses; até 29 anos é necessário ter duas doses contra o sarampo registradas na carteira de vacinação; e de 30 a 49 anos, uma dose. Em 2019, foram aplicadas em Blumenau 30.628 mil doses da vacina que protege contra o sarampo.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com