InícioGeralNutrição: alimentos para constipação, por Luana Effting

Nutrição: alimentos para constipação, por Luana Effting

O intestino é um órgão que possui muitas funções, dentre elas podemos destacar a absorção dos nutrientes, a produção de neurotransmissores (como a serotonina) e a eliminação de toxinas. Por isso, ele é considerado um dos mais importantes órgãos no processo de limpeza do nosso corpo, chamado de destoxificação.

Porém, a constipação é um problema que atinge muitas pessoas, principalmente mulheres, no qual atrapalha estas e outras funções desempenhadas pelo intestino. Para melhorar a constipação, é preciso ingerir alimentos ricos em fibras, beber água e fazer atividade física.

Dentre os alimentos que mais auxiliam na formação das fezes, podemos destacar:

  • Folhas verdes, pois além de serem ricas em fibra, possuem magnésio que auxilia na motilidade (movimento) do intestino.
  • Frutas de forma geral, mas podemos evidenciar o mamão, a ameixa, a laranja e o abacate, e sementes, como chia, linhaça e gergelim. Estes produtos têm fibras e auxiliam na formação das fezes.
  • Alimentos probióticos como iogurtes, kefir e kombuchas que auxiliam no melhor equilíbrio entre as bactérias boas que vivem no nosso intestino.
  • E fibras prebióticas, como as presentes na banana verde e no psyllium que auxiliam na nutrição desta bactérias benéficas.

É preciso destacar também a importância de evitar alimentos processados, refinados e açúcares e, muitas vezes, avaliar uma possível sensibilidade ou intolerância alimentar, que também gera constipação.

Texto por LUANA EFFTING

Luana Effting é nutricionista formada em 2015, com especialização nas áreas clínica e esportiva. Atua nas áreas de emagrecimento, hipertrofia, desempenho esportivo, tratamento de alterações intestinais e metabólicas e na orientação para vegetarianismo/veganismo. Luana também atua na H2O Saúde e Nutrição de Blumenau.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading