InícioEsporteMorre Valdir Espinosa, ex-técnico do Metropolitano e ídolo do Grêmio

Morre Valdir Espinosa, ex-técnico do Metropolitano e ídolo do Grêmio

Morreu na manhã desta quinta-feira (27) no Rio de Janeiro o ex-técnico do Metropolitano Valdir Espinosa, aos 72 anos de idade. Ele havia passado por uma cirurgia no intestino no última dia 17 e não resistiu a complicações pós-operatórias.

Entre suas principais façanhas estão os títulos da Libertadores da América e do Mundial de Clubes de 1983, época em que treinava a forte equipe do Grêmio. Ele também foi fundamental na conquista do Campeonato Carioca de 1989 pelo Botafogo, que tirou o alvinegro de uma fila de 21 anos sem títulos.

“Aposentado” desde 2011, Espinosa chegou a Blumenau no fim de 2015 para treinar o Metropolitano no Campeonato Catarinense do ano seguinte. À época, o clube esboçava grandes projetos dentro e fora de campo, principalmente depois das ótimas campanhas realizadas nas temporadas anteriores.

Sua presença foi fundamental para outra importante contratação do Verdão: a do lateral-direito e ídolo do Flamengo Leonardo Moura. Apesar de toda a expectativa, o atleta fez poucos jogos pela equipe e logo foi transferido ao Santa Cruz. Pouco depois reforçou o Grêmio, onde viria a conquistar a Libertadores da América em 2018.

Foto: Sidnei Batista

Apesar do currículo vitorioso – com passagens por outros gigantes do futebol brasileiro, como Vasco, Flamengo, Fluminense, Atlético-MG, Palmeiras, Corinthians, entre outros -, Espinosa não conseguiu bons resultados pela equipe de Blumenau e acabou desligado do clube após sete partidas e um aproveitamento pífio, de apenas 38% – duas vitórias, dois empates e três derrotas.

A saída não foi bem recebida pelo ex-treinador, que demonstrou surpresa com o desligamento logo após a derrota fora de casa para a então líder do Campeonato Catarinense, Chapecoense. Segundo ele, a decisão teve como base duas derrotas consecutivas – e não o projeto como um todo. Apesar disso, desejou sucesso ao clube e agradeceu, emocionado, o carinho dos blumenauenses durante sua estadia.

O Metropolitano foi, inclusive, o último clube treinado por Valdir Espinosa no Brasil. Após seu desligamento, o ex-treinador teve uma rápida passagem pelo Las Vegas City, dos Estados Unidos. Na sequência atuou como coordenador técnico do Grêmio até 2017 e atualmente ocupava o cargo de gerente de futebol do Botafogo.

Luan Carlos
Luan Carlos Tamanini é jornalista formado pela Furb (Blumenau-SC). Durante sua formação, fez estágio em veículos de comunicação de caráter educativo, tendo curtas passagens voluntárias por portais esportivos de Blumenau e região. Blumenauense, pai e apaixonado por esportes, atua pela primeira vez no jornalismo profissional como repórter do Portal Alexandre José.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com