InícioGeralMoradores do Belchior Baixo protestam com faixas pedindo pavimentação de rua

Moradores do Belchior Baixo protestam com faixas pedindo pavimentação de rua

Cansados de conviver com a poeira no tempo seco e com a lama quando chove, os moradores da Rua Vidal Flávio Dias, no bairro Belchior Baixo, em Gaspar, resolveram protestar. Nesta sexta-feira (28), eles instalaram duas faixas pendido uma solução para o problema, ou seja, a pavimentação com asfalto.

A via é uma importante saída para quem quer evitar transitar pela BR-470, com acesso também ao município de Blumenau. Por isso, o tráfego intenso de carros e caminhões. “Nem o caminhão pipa eles estão mandando. Ontem, de tanto os moradores implorarem, mandaram no fim da tarde”, disse a moradora Andréa Lourenço.

Procurada pela equipe do Portal Alexandre José, a Prefeitura de Gaspar emitiu uma nota informando que a Rua Vidal Flávio Dias possui projeto e está na programação de obras da cidade, mas entraves burocráticos atrasaram o início dos trabalhos. Confira o comunicado, na íntegra, abaixo:

A Prefeitura de Gaspar está realizando o maior pacote de investimento em infraestrutura da história da cidade, o Avança Gaspar. Atualmente, Gaspar possui mais de 300km de estradas não pavimentadas. O Avança Gaspar prevê investimentos de R$150 milhões em financiamentos a serem executados em obras até 2023. A aplicação desses recursos segue uma série de normas legais, como o limite da capacidade de investimento. Só podem ser aplicados, por ano, o equivalente a 16% da receite líquida do município, ou seja, cerca de R$ 30 milhões.

A Rua Vidal Flávio Dias é umas das vias que está no planejamento do Avança Gaspar. Um grupo de empresários do local já ofereceu iniciar a execução da obra em parceria com a Prefeitura. A Administração havia se programado para iniciar a obra no ano passado com a execução da drenagem, através de uma modalidade administrativa chamada ‘Ata de Registro de Preço’, que é utilizada na maioria dos municípios e, em Gaspar, há anos. Porém, a ação de um vereador fez com que o processo fosse suspenso. Por conta disso, a Prefeitura foi obrigada a reiniciar o projeto e o processo burocrático.

Agora, para que possa entrar no cronograma de execução, é necessário concluir obras já em andamento que também são financiadas pelo programa. Atualmente estão em execução: Rua Itajaí (Bairro Sete de Setembro), Rua Bonifácio Haendchen (Distrito do Belchior), Trecho 02 do Anel de Contorno Viário Urbano, Rua Barão do Rio Branco (Bairro Santa Terezinha), Rua Frei Solano (Bairro Gasparinho), Rua Rodolfo Vieiria Pamplona (Gaspar Mirim), Rua Anfilóquio Nunes Pires (Bairros Bela Vista e Figueira), Rua João Russi (Bairro Barracão), Drenagem da Rua Pedro Artur Zimmermann (Bairro Bela Vista), Rua Carlso Alberto Schramm e Loteamento Margem Esquerda, reformas de escolas e CDI’s. Iniciam nas próximas semanas a Rua São Bento (Bairro Santa Terezinha), Trecho 03 da Estrada Geral Poço Grande (Bairro Lagoa), Rua Manoel Bittencourt (Bairro Sete de Setembro), Mirante Marco Zero (Centro) e Parque Náutico (Bairro Poço Grande).

É necessário acompanhar o andamento dessas obras já iniciadas e o investimento das mesmas para poder definir a data de execução da Rua Vidal Flavio Dias. De qualquer forma, estudos já foram feitos o projeto já foi iniciado para que, assim que possível, iniciem os processos para a execução da obra.

Jamille Cardoso
Jamille Cardoso é jornalista formada pela Univali (Itajaí-SC), com 15 anos de experiência na área. Atuou em assessoria de imprensa, programas de rádio, mas foi ao telejornalismo que dedicou mais tempo (12 anos no total), com passagens por emissoras afiliadas a Globo, Record e SBT. Blumenauense, mãe e repórter da Massa FM Blumenau.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com