InícioGeralMais de 11 mil pessoas foram vacinadas em Blumenau no último sábado

Mais de 11 mil pessoas foram vacinadas em Blumenau no último sábado

No último sábado (15), que era o dia “D” de vacinação contra o sarampo em todo o Brasil, a Secretaria de Saúde (Semus) de Blumenau aproveitou para intensificar também a vacinação contra a febre amarela, após a confirmação na semana passada do primeiro caso da doença em um morador da Itoupava Central. Em um único dia, foram imunizadas 11.374 pessoas.

As 45 unidades com sala de vacina da rede municipal de saúde, Ambulatórios Gerais (AGs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs) aplicaram 2.846 doses da vacina contra o sarampo e 5.149 doses da vacina contra febre amarela. Quase 9 mil carteiras de vacinação foram avaliadas e atualizadas com doses do calendário de vacinação.

As vacinas que protegem contra o sarampo e a febre amarela estão disponíveis nas unidades durante o ano todo, mas, devido a alta demanda, a Semus irá ampliar o horário de vacinação das salas de vacina dos sete AGs até as 20h, todos os dias, durante esta semana.

Sarampo

A vacina contra o sarampo está disponível nas salas de vacinação do município durante todo o ano, seguindo o calendário vacinal. Crianças entre seis e 11 meses precisam tomar a dose zero e depois repetir a vacina ao 12 e aos 15 meses; até 29 anos é necessário ter duas doses contra o sarampo registradas na carteira de vacinação; e de 30 a 49 anos, uma dose. Em 2019, foram aplicadas em Blumenau 30.628 mil doses da vacina que protege contra o sarampo.

Febre amarela

Já a vacinação que protege contra a febre amarela é indicada para crianças de nove meses a pessoas de 59 anos. O novo esquema de vacinação definido pelo Ministério da Saúde, a partir de 2020, é de que as crianças tomem uma dose aos nove meses e façam reforço da vacina aos quatro anos. Acima dos cinco anos de idade, a dose única é a recomendação.

Adultos acima de 60 anos, gestantes e pacientes imunossuprimidos deverão apresentar prescrição médica. Há contra indicação para alérgicos à proteína do ovo. Em 2019, foram vacinadas 99.216 pessoas, um número 85% maior em relação a 2018 quando 53.411 pessoas foram vacinadas. A vacina da febre amarela é disponibilizada durante todo o ano.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com