InícioGastronomiaGastronomia: fica, vai ter bolo! Receita infalível para animar o seu pré-carnaval,...

Gastronomia: fica, vai ter bolo! Receita infalível para animar o seu pré-carnaval, por Juliana Fraga

Acredito que bolo é uma das poucas coisas unânimes na gastronomia. Talvez pela quantidade de tipos e sabores ou pela afetividade que um bolinho quentinho nos traz. Impossível não lembrar da infância e não salivar quando a casa fica preenchida com aquele cheiro de bolo no forno.

Bolo é tão democrático que existe em todo lugar do mundo, cada canto com uma particularidade, mas o que não muda é a química envolvida que faz com que o bolo cresça e fique delicioso. Pois é, apesar de simples, receita de bolo é pura química.

Não é só juntar os ingredientes da receita e levar pra assar. Precisa seguir a ordem dos ingredientes, entender o porque vai manteiga ou óleo, qual a função dos ovos, bater na batedeira, no liquidificador ou misturar delicadamente.

Aerar bem os ovos com açúcar ou clarificar a gordura, enfim, cada receita uma maneira de fazer, e sim, a ordem dos produtos altera o resultado. Basta um deslize e ele vai solar e aquele cheiro delicioso de baunilha vai virar uma pedra quando entrar no forno.

Mas calma, seguindo essas dicas básicas você pode ter certeza que seu próximo bolo vai dar certo:

1 – Ingredientes em temperatura ambiente. Isso é bem importante (a menos que a receita peça o contrário). Leite, ovos, manteiga, lembre-se de tirar tudo da geladeira uns 30 minutos antes de começar a preparar seu bolo, isso vai garantir uma mistura mais homogênea e a massa vai assar de forma igual.

2 – Pesos e medidas exatas. Pois é, na confeitaria precisão é o segredo. Use xícaras, colheres medidoras e até uma balança (custa baratinho e vai virar sua aliada nas receitas) para seguir a risca as quantidades. Lembre-se que receita de bolo é química.

3 – Sempre pré-aqueça seu forno. Isso é básico mas não custa lembrar. Antes de começar a preparar sua receita, já ligue o forno e deixe ele aquecendo por pelo menos uns dez minutos. Esse cuidado vai ajudar o bolo a assar por igual e não solar.

4 – Peneire os secos. Farinha, fermento, açúcar, amido, cacau, chocolate em pó. Tudo que for seco vale peneirar antes de juntar à receita. Ao passar esses ingredientes pela peneira você está acrescentando ar à sua massa e com isso ela vai ficar mais leve e fofinha.

5 – Quebre os ovos em recipiente separado, só depois junte aos demais ingredientes. Mais uma dica básica essa, pois se um ovo estiver estragado você não perde toda a receita.

6 – Teste o fermento antes de usar. Na maioria das vezes a culpa do bolo solado é do fermento. Pode até ser que ele ainda esteja na validade, mas por algum motivo tenha perdido sua eficiência. Para testar, coloque um pouco de água em um copo e adicione uma colherzinha de fermento. Ele deve borbulhar, se afundar direto, pode jogar fora e comprar outro.

7 – O fermento e a farinha não devem ser batidos por muito tempo. Esses ingredientes são delicados e exigem que você apenas misture-os na massa. Pode até dar uma batida rápida se precisar, mas não bata demais pois a massa perde ar e com isso o bolo vai ficar pesado.

8 – Nada de abrir o forno antes de pelo menos 20 minutos. Espere esse tempo para que a massa ganhe certa estrutura, pois ao abrir o forno o ar frio que entra causa um choque térmico na massa e isso vai impedi-la de continuar crescendo.

9 – Unte bem a sua forma. Além de ajudar na hora de desenformar o bolo, uma forma bem untada auxilia a massa a crescer, pois diminui a resistência dela com as laterais.

10 – E por último, mas não menos importante, segure a ansiedade na hora de desenformar. Sei que é difícil esperar quando se vê aquele bolo lindo e quentinho, mas para que ele saia perfeito da sua forma é importante que ele esteja frio. O bolo quente provavelmente vai rachar se você tentar tirá-lo assim.

Agora veja o vídeo que gravei ensinando essa receita deliciosa de bolo de chocolate:

.

Texto escrito por JULIANA FRAGA

Juliana Fraga é jornalista e participou do MasterChef Brasil 6. Apaixonada por cozinha desde criança, valoriza ingredientes de boa qualidade e todos os seus hobbies rondam a gastronomia: desde inventar receitas com o que tem na geladeira a conhecer novos restaurantes e traçar o roteiro das férias baseado em bons lugares para comer.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com