Início Gastronomia Gastronomia: comida e a estação mais quente do ano, por Juliana Fraga

Gastronomia: comida e a estação mais quente do ano, por Juliana Fraga

Como meu primeiro texto neste espaço, quero começar avisando que tudo que você ler por aqui será uma opinião pessoal. Não tenho a pretensão de ditar regras ou impor certo e errado, mas sim o meu ponto de vista sobre assuntos relacionados a gastronomia. Tendo dito isso, te faço uma pergunta: você concorda que existe comida de verão?

Certamente você pensou, nem que tenha sido rapidamente, sobre essa questão. E acredito que as primeiras coisas que vieram a sua cabeça foram saladas e sorvetes. Isso porque poucas pessoas conseguem se imaginar comendo uma feijoada num dia de sol e calor.

E o raciocínio é esse mesmo. Verão pede comidas leves, não muito quentes. Essa explicação é fisiológica, em dias quentes nosso corpo exige mais circulação de sangue para que façamos a troca de calor com o ambiente e com isso nossa temperatura corporal se mantenha normal (pra não superaquecer) e se a gente come algo muito pesado, um grande volume de sangue é direcionado para a digestão, ou seja, o corpo não consegue fazer as duas coisas ao mesmo tempo e o resultado é aquele cansaço, sono, preguiça e mal estar depois de comer.

Ficou fácil entender então que, naturalmente nos dias quentes, a gente acaba desejando comidas leves até mesmo frias, como saladas, carnes grelhadas, tortas e sanduíches. O que é ótimo, já que a maioria desses alimentos é mais saudável e fácil de fazer em casa.

Comida de verão não precisa ser chata, sem graça ou com cara de dieta. Hoje existem muitas opções de receitas simples e deliciosas na internet. Se você é do tipo que foge da cozinha, com certeza conhece algum restaurante que oferece opções mais leves no cardápio, é só pesquisar.

Algumas dicas de comidas deliciosas pra estação mais quente do ano passam também por pratos com frutos do mar grelhados ou até mesmo crus, como é o caso do ceviche, tartar, poke e até mesmo sushis e sahimis. Preocupe-se com a procedência dos alimentos crus antes de consumi-los para evitar problemas com intoxicação.

Vou listar aqui algumas das receitas mais saborosas que eu amo reproduzir no verão:

Tartar de atum 

Macarrão ao limão

Salada de polvo

Filé de Tilápia ao mediterrâneo

Espetinhos de carne e batatas 

Texto escrito por JULIANA FRAGA

Juliana Fraga é jornalista e participou do MasterChef Brasil 6. Apaixonada por cozinha desde criança, valoriza ingredientes de boa qualidade e todos os seus hobbies rondam a gastronomia: desde inventar receitas com o que tem na geladeira a conhecer novos restaurantes e traçar o roteiro das férias baseado em bons lugares para comer.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou na manhã desta quarta-feira (26) o primeiro caso de coronavírus (Covid-19) no Brasil. O paciente é um...

O poder do desenvolvimento da inteligência emocional no crescimento pessoal e profissional

Cada dia mais pessoas sofrem com problemas de saúde mental, como ansiedade ou depressão. Somente no Brasil, de acordo com a Organização...

Estilo: alerta de tendência com mule de bico quadrado, por Anna Rutkoski

Não é de hoje que as sandálias de bico quadrado estão em alta. Mas tem um modelo em especial que tem conquistado...

Após Carnaval, todas as agências bancárias reabrem nesta quarta-feira

Após o Carnaval, as agências bancárias voltam ao seu atendimento normal às 12h desta quarta-feira (26) e fecham no horário tradicional de...

Saiba como está a situação do transporte coletivo em Blumenau na manhã desta quarta-feira

Após o anúncio de uma nova paralisação do Sindicato dos Empregados Permissionários do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau (Sindetranscol) no final da tarde desta...