Início Estilo Estilo: "Moda x Tendência", você sabe a diferença? Por Anna Rutkoski

Estilo: “Moda x Tendência”, você sabe a diferença? Por Anna Rutkoski

Desde que eu comecei a trabalhar com Consultoria de Imagem, há 15 anos, percebi o quanto a maioria das pessoas relaciona moda e estilo com dinheiro. Tudo bem, eu sei que a alta moda e as marcas de luxo nos oferecem uma vasta seleção de itens totalmente fora da realidade da grande maioria, mas saiba que a moda não fica restrita somente a isto.

É muito fácil, e digo, perfeitamente normal vestir-se bem sem gastar rios de dinheiro, e como consultora, sempre bato na mesma tecla com minhas clientes: o segredo é conhecer a si mesma e assim fazer escolhas certas poupando tempo e dinheiro.

Guarde esta frase: “MODA É ARTE. ESTILO É EXPRESSÃO.”

Dentro do meu trabalho, jamais instigo uma cliente a mudar seu estilo próprio. Ele está ligado diretamente com sua personalidade e gostos pessoais. Tudo se torna uma referência com influência direta para seu estilo pessoal mesmo porque, ele é transicional.

Costumo dizer: “ninguém nasce com bom gosto”. É preciso exercitar, refinar e desenvolver, assim como o estilo, pois estamos em constantes mudanças e fases, por isso ninguém precisa se restringir a apenas um estilo, a vida não funciona assim! Poderia dizer, que somos uma miscelânia, só precisamos nos conhecer, respeitar nossas preferências e apenas usar o que nos deixa confortável.

E as tendências? Bom, elas estão aí para serem apenas uma referência e não serem aderidas somente porque “estão na moda”. Os blogs, desfiles, Instagram e etc, estão aí com a finalidade de INSPIRAR. Estilo não deve ser copiado e sim adaptado, pois ele é a nossa forma de expressar e nossa primeira impressão. Logo, é preciso entender que a moda é arte, ou seja, não tem regras!

Aqui vai um “exercício”, com perguntas para serem feitas na hora de adquirir alguma peça “da moda” mais cara: “eu usaria essa peça por 5 anos?”, “eu usarei essa peça daqui a 5 anos?”, se a resposta for negativa para um destes questionamentos, DESISTA, pois talvez aquela peça seja uma tendência passageira e não será tão bem aproveitada. Mas calma, não estou dizendo que consumir tendências não deve ser feito, logo eu, só não vejo sentido investir em algo que não vá durar! 

É muito fácil seguir alguma tendência, pois tudo que é apresentado nos desfiles, mostrado nos blogs e editorias, logo estarão nas araras das fast fashion (Zara, Renner, Riachuelo, por exemplo). Talvez você vá se questionar: “existe então alguma uma regra ou lista a seguir?”. Não, não existe. A moda não deve ser entediante, chata ou enfadonha. Ela deve ser leve, divertida e expressiva!

“Estilo é algo que todos nós temos, só precisamos encontrá-lo.” – Diane Von Frustenberg

Texto escrito por ANNA RUTKOSKI

Anna Rutkoski é blumenauense, Consultora de Imagem & Estilo e Digital Influencer. Formada em Consultoria de Imagem pelo EnModa (SP), Estilismo Industrial pelo Senai (Blumenau), Produção de Moda & Styling pelo Senai (Curitiba) e atua na área da moda há 15 anos.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Prova de vida de servidores aposentados é suspensa até 31 de outubro

Os servidores federais aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis não precisarão fazer a prova de vida anual (recadastramento) até 31 de outubro....

Vereador de Blumenau tem rede social hackeada e sofre tentativa de extorsão

O vereador de Blumenau Zeca Bombeiro (Solidariedade) teve seu perfil pessoal do Facebook hackeado durante o último fim de semana. A informação...

Blumenau registra uma morte e 50 casos de Covid-19 nesta segunda-feira

Blumenau registrou nesta segunda-feira (28) a 150ª morte decorrente do novo coronavírus no município. A vítima foi uma mulher de 64 anos,...

Projeto prevê criação de lei nacional de combate à violência contra professores

Um a cada dois professores que atuam em escolas já sofreu algum tipo de agressão, segundo o Sindicato dos Professores do estado...

Hospital Santa Isabel amplia benefício dos acompanhantes a partir desta terça

Após o anúncio na semana passada de novas medidas relacionadas à presença de acompanhantes e visitantes, o Hospital Santa Isabel, em Blumenau,...