Início Estilo Estilo: "Moda x Tendência", você sabe a diferença? Por Anna Rutkoski

Estilo: “Moda x Tendência”, você sabe a diferença? Por Anna Rutkoski

Desde que eu comecei a trabalhar com Consultoria de Imagem, há 15 anos, percebi o quanto a maioria das pessoas relaciona moda e estilo com dinheiro. Tudo bem, eu sei que a alta moda e as marcas de luxo nos oferecem uma vasta seleção de itens totalmente fora da realidade da grande maioria, mas saiba que a moda não fica restrita somente a isto.

É muito fácil, e digo, perfeitamente normal vestir-se bem sem gastar rios de dinheiro, e como consultora, sempre bato na mesma tecla com minhas clientes: o segredo é conhecer a si mesma e assim fazer escolhas certas poupando tempo e dinheiro.

Guarde esta frase: “MODA É ARTE. ESTILO É EXPRESSÃO.”

Dentro do meu trabalho, jamais instigo uma cliente a mudar seu estilo próprio. Ele está ligado diretamente com sua personalidade e gostos pessoais. Tudo se torna uma referência com influência direta para seu estilo pessoal mesmo porque, ele é transicional.

Costumo dizer: “ninguém nasce com bom gosto”. É preciso exercitar, refinar e desenvolver, assim como o estilo, pois estamos em constantes mudanças e fases, por isso ninguém precisa se restringir a apenas um estilo, a vida não funciona assim! Poderia dizer, que somos uma miscelânia, só precisamos nos conhecer, respeitar nossas preferências e apenas usar o que nos deixa confortável.

E as tendências? Bom, elas estão aí para serem apenas uma referência e não serem aderidas somente porque “estão na moda”. Os blogs, desfiles, Instagram e etc, estão aí com a finalidade de INSPIRAR. Estilo não deve ser copiado e sim adaptado, pois ele é a nossa forma de expressar e nossa primeira impressão. Logo, é preciso entender que a moda é arte, ou seja, não tem regras!

Aqui vai um “exercício”, com perguntas para serem feitas na hora de adquirir alguma peça “da moda” mais cara: “eu usaria essa peça por 5 anos?”, “eu usarei essa peça daqui a 5 anos?”, se a resposta for negativa para um destes questionamentos, DESISTA, pois talvez aquela peça seja uma tendência passageira e não será tão bem aproveitada. Mas calma, não estou dizendo que consumir tendências não deve ser feito, logo eu, só não vejo sentido investir em algo que não vá durar! 

É muito fácil seguir alguma tendência, pois tudo que é apresentado nos desfiles, mostrado nos blogs e editorias, logo estarão nas araras das fast fashion (Zara, Renner, Riachuelo, por exemplo). Talvez você vá se questionar: “existe então alguma uma regra ou lista a seguir?”. Não, não existe. A moda não deve ser entediante, chata ou enfadonha. Ela deve ser leve, divertida e expressiva!

“Estilo é algo que todos nós temos, só precisamos encontrá-lo.” – Diane Von Frustenberg

Texto escrito por ANNA RUTKOSKI

Anna Rutkoski é blumenauense, Consultora de Imagem & Estilo e Digital Influencer. Formada em Consultoria de Imagem pelo EnModa (SP), Estilismo Industrial pelo Senai (Blumenau), Produção de Moda & Styling pelo Senai (Curitiba) e atua na área da moda há 15 anos.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou na manhã desta quarta-feira (26) o primeiro caso de coronavírus (Covid-19) no Brasil. O paciente é um...

Estilo: alerta de tendência com mule de bico quadrado, por Anna Rutkoski

Não é de hoje que as sandálias de bico quadrado estão em alta. Mas tem um modelo em especial que tem conquistado...

Após Carnaval, todas as agências bancárias reabrem nesta quarta-feira

Após o Carnaval, as agências bancárias voltam ao seu atendimento normal às 12h desta quarta-feira (26) e fecham no horário tradicional de...

Saiba como está a situação do transporte coletivo em Blumenau na manhã desta quarta-feira

Após o anúncio de uma nova paralisação do Sindicato dos Empregados Permissionários do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau (Sindetranscol) no final da tarde desta...

Comprovantes para Imposto de Renda devem ser enviados até sexta-feira

As empresas e as instituições financeiras têm até a próxima sexta-feira (28) para enviar aos contribuintes os comprovantes de rendimentos referentes ao ano...