InícioDecoraçãoDecoração: a umidade nas edificações, por Val Araújo

Decoração: a umidade nas edificações, por Val Araújo

Umidade é um problema sério. Assunto frequente nas reformas das edificações. Projetos arquitetônicos são instrumentos para a prevenção deste problema, pois é nele, que se define o layout da casa que deve ter preocupações como o posicionamento dos cômodos  em relação ao sol. Além de definir as formas construtivas, itens para um projeto preventivo a umidade.

Em uma reforma, deve ser identificada a origem da umidade por um especialista como um engenheiro civil. Problemas de encanamento, infiltrações no telhado ou bolor causado pela má ventilação são prováveis motivos. Porém, é difícil garantir que a umidade não reapareça com o tempo. Isso porque o problema pode estar no solo e não na construção.  

As edificações devem ter a atenção à parte sul da casa. Essa é a posição mais afetada com a umidade. A circulação do ar é muito importante quando falamos de mofo e as aberturas devem ser distribuídas pela edificação estrategicamente para propiciar a ventilação cruzada. Elevar a estrutura do imóvel e separar a laje do solo com um bom trabalho de captação das águas pluviais, são técnicas construtivas eficazes. 

Evite soluções construtivas radicais como: fazer corte no terreno e encostar muros de contenção na casa. Este tipo de ação,  aumenta os custos da construção e exige mão de obra qualificada.

Saiba mais sobre arquitetura e construção em www.valaraujo.com.br.

Texto escrito por VAL ARAÚJO

.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com