InícioUncategorizedConsumo consciente: os cuidados ao economizar água na limpeza de casa e...

Consumo consciente: os cuidados ao economizar água na limpeza de casa e as manutenções frequentes

Um dos recursos fundamentais para a sobrevivência no planeta é a água. Cerca 70% do mundo é coberto por esse líquido precioso, seja na forma doce ou salgada. Porém, apenas 1% é considerada potável. Se for abrir esse índice, 12% de toda parte hídrica fica no Brasil.

De acordo com levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), um ser humano precisa, em média, de 3,3 mil litros de água por mês, cerca de 110 litros ao dia, baseado em consumo e higiene pessoal. Entretanto, somente no Brasil, o valor mensal para cada cidadão sobe para 200 litros de água por dia.

Levando em conta o quanto a água é essencial para a nossa existência, o Portal Alexandre José traz a partir de hoje uma série de dicas para que os moradores de Blumenau possam fazer o consumo de forma consciente. Confira abaixo:

  • Ao limpar o quintal e a calçada, fique atento ao consumo exagerado da água. Ao invés de usar uma mangueira com fluxo aberto constantemente, utilize baldes e panos úmidos. Você já pensou em reutilizar a água da máquina de lavar roupas? Essa é uma opção sustentável, já que o líquido sai do aparelho praticamente limpo e pode ser usado na limpeza das áreas externas. Outra maneira de consumir com mais consciência é renovar as instalações de torneiras e registros na casa. A pressão da água, dependendo de onde fica o reservatório, como em prédios altos, pode ocasionar fluxos mais fortes, gastando muito mais.

Pensando no consumo consciente da água e no abastecimento em Blumenau, o Samae tem feito uma série de investimentos para melhorar o atendimento na cidade. Veja quais são as principais obras:

  • Um importante reservatório será inaugurado ainda este semestre no bairro Fortaleza, que terá capacidade de armazenar 3 milhões de litros de água. A estrutura terá mais de 10 metros de altura, incluindo a cobertura. O investimento será de 3 milhões, beneficiando 25 mil moradores até 2025. Cerca de R$ 2 milhões serão investidos nesta obra, atendendo mais de 22 mil pessoas até 2045.

Momento Samae

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com