InícioDestaqueCentenas de vacinas ficam inutilizadas após vandalismo em posto de saúde na...

Centenas de vacinas ficam inutilizadas após vandalismo em posto de saúde na Fortaleza

Um ato de vandalismo realizado na última semana resultou na perda de 350 doses de vacinas da unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Zebert Kraupp, localizada no bairro Fortaleza.

O disjuntor de energia elétrica da unidade, localizado em um poste, foi desligado durante o final de semana, o que resultou no desligamento da geladeira que armazena as vacinas.

Com isso, mais de 20 tipos de imunobiológicos foram expostos a temperaturas inadequadas, o que inutilizou vacinas contra doenças como HPV, sarampo, febre amarela, tétano, pneumonia, entre outras. A faixa ideal de conservação das vacinas é de 5°C, mas sem energia o termômetro chegou a marcar 25ºC.

“Infelizmente parece ter sido um ato de vandalismo”, avaliou Krambeck. “Muito além dos prejuízos financeiros, está o dano causado à saúde daquela comunidade, usuários do SUS. Ainda mais condenável este ato em um momento delicado que o país passa, de dificuldade de abastecimento de vacinas, e vulnerabilidade que temos na cidade com tantos vírus circulando, como o causador do Sarampo e da Febre Amarela”.

Um boletim de ocorrência foi registrado e um cadeado instalado para evitar novas ocorrências. A sala de vacinação da unidade, por sua vez, já retomou o funcionamento, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com