Início Geral Blumenau realiza dia "D' contra o Sarampo neste sábado

Blumenau realiza dia “D’ contra o Sarampo neste sábado

Acontece neste sábado (15) o “Dia D” de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A ação tem como objetivo oportunizar à população horários alternativos além dos dias de semana. Em Blumenau, as 45 unidades com sala de vacina da rede municipal de saúde, Ambulatórios Gerais (AGs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs) estarão abertas das 8h às 17h. Além do sarampo, também será disponibilizada a vacina contra a febre amarela.

Crianças entre seis e 11 meses precisam tomar a dose zero e depois repetir a vacina ao 12 e aos 15 meses; até 29 anos é necessário ter duas doses contra o sarampo registradas na carteira de vacinação; e de 30 a 49 anos, uma dose.

Já a vacinação que protege da febre amarela é indicada para crianças de nove meses a pessoas de 59 anos. O novo esquema de vacinação definido pelo Ministério da Saúde (MS), a partir de 2020, é de que as crianças tomem uma dose aos 9 meses e façam reforço da vacina aos 4 anos. Acima dos 5 anos de idade, a dose única é a recomendação. Adultos acima de 60 anos, gestantes e pacientes imunossuprimidos deverão apresentar prescrição médica. Há contraindicação para alérgicos à proteína do ovo.

Em 2020, a Vigilância Epidemiológica já recebeu mais de 6 mil doses enviadas pelo governo do estado e as equipes das unidades de saúde aplicaram 4,5 mil vacinas até na última quarta-feira, dia 12. É importante estar sempre atento à carteirinha de vacinação, e levar ela quando for se vacinar para ser atualizada.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo tem como objetivo interromper a circulação do vírus e proteger a população. Em 2019, foram aplicadas em Blumenau 30.628 mil doses da vacina que protege contra o sarampo. A cobertura vacinal da campanha será realizada com a tríplice viral para crianças e adultos e também com a dupla viral para adultos.

Sarampo

O Sarampo é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus, que pode causar complicações à saúde e, em casos mais graves, levar à morte. O vírus do sarampo se espalha facilmente pelo ar e permanece no ambiente por até duas horas e a transmissão ocorre pela respiração, tosse ou espirros.

O sarampo é extremamente contagioso, sendo que uma pessoa contaminada pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas, que nunca tenham sido expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única maneira de evitar a doença é com a vacinação.

Clique aqui e confira as unidades que realizam a vacinação em Blumenau.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou na manhã desta quarta-feira (26) o primeiro caso de coronavírus (Covid-19) no Brasil. O paciente é um...

Estilo: alerta de tendência com mule de bico quadrado, por Anna Rutkoski

Não é de hoje que as sandálias de bico quadrado estão em alta. Mas tem um modelo em especial que tem conquistado...

Após Carnaval, todas as agências bancárias reabrem nesta quarta-feira

Após o Carnaval, as agências bancárias voltam ao seu atendimento normal às 12h desta quarta-feira (26) e fecham no horário tradicional de...

Saiba como está a situação do transporte coletivo em Blumenau na manhã desta quarta-feira

Após o anúncio de uma nova paralisação do Sindicato dos Empregados Permissionários do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau (Sindetranscol) no final da tarde desta...

Comprovantes para Imposto de Renda devem ser enviados até sexta-feira

As empresas e as instituições financeiras têm até a próxima sexta-feira (28) para enviar aos contribuintes os comprovantes de rendimentos referentes ao ano...