InícioEsporteApan Blumenau perde terceira seguida e vê vaga nos playoffs da Superliga...

Apan Blumenau perde terceira seguida e vê vaga nos playoffs da Superliga ameaçada

A Apan Blumenau até tentou, mas não resistiu à forte equipe do Sada Cruzeiro, líder da Superliga e atual vice-campeã do Campeonato Mundial de Clubes de Voleibol Masculino, em partida disputada na noite deste sábado (29) em Contagem-MG. A equipe mineira que fez valer o favoritismo e venceu por 3 sets a 0.

Apesar do resultado negativo, a Apan mostrou consistência e fez uma partida equilibrada com os donos da casa, perdendo os sets por “pequenas desvantagens”: 25 a 22, 25 a 23 e 25 a 19. Consistência esta que deve ser exigida nas próximas rodadas (saiba mais abaixo).

Esta foi o terceiro revés consecutivo da equipe blumenauense, que já vinha de derrotas para SESC-RJ e América Vôlei nas rodadas anteriores. Apesar disso, a Apan se mantém na sétima colocação da Superliga, com 23 pontos conquistados.

O próximo compromisso será em casa contra o Vôlei Itapetinga, de São Paulo. O confronto será disputado na quarta-feira (4), a partir das 20h, no Ginásio Galegão.

Vaga ameaçada

A equipe segue na sétima colocação. A vaga para os playoffs – conquistadas pelas oito melhores equipes da tabela de classificação -, porém, está ameaçada.

A três rodadas do fim da primeira fase, a equipe de Blumenau tem apenas um ponto de vantagem sobre o oitavo colocado, Vôlei Itapetinga-SP – por coincidência, o adversário da próxima rodada. Em caso de derrota, a equipe blumenauense pode acabar a rodada na oitava colocação – a última a assegurar uma vaga nos playoffs.

A grande preocupação se dá no nono colocado, Maringá Vôlei, que soma 18 pontos – mas tem uma partida a menos. O jogo em questão será disputado neste domingo (1), contra o Ribeirão Preto, 10º colocado, em casa. Em caso de vitória por 3×0 ou 3×1, a equipe paranaense chega aos 21 pontos – dois a menos que a equipe de Blumenau.

Ou seja, caso Itapetinga triunfe no Galegão e Maringá vença seus próximos confrontos – a partida atrasada contra o Ribeirão Preto e o jogo contra o mesmo Itapetinga, no próximo sábado (7) -, Blumenau pode cair para a nona colocação na tabela de classificação. Restando apenas duas partidas para se recuperar e conseguir a vaga entre os oito melhores.

O lado bom é que a Apan segue dependendo apenas de si para conquistar a desejada vaga no mata-mata. Caso vença o Vôlei Itapetinga na próxima rodada, a equipe blumenauense pode chegar aos 26 pontos – 25, em caso de vitória por 3×2 -, abrindo uma boa vantagem na tabela de classificação.

A má fase do Maringá também é um fator positivo. Afinal, a equipe paranaense também vem tropeçando nas últimas rodadas e não vence há seis jogos. A última vitória foi conquistada no dia 12 de janeiro, contra o Vôlei Renata. Desde então, o time somou apenas um ponto em 18 disputados.

Cenário positivo para a Apan, que ainda viaja até São Paulo para enfrentar o SESI-SP, quarto colocado, na penúltima rodada. No turno, vitória dos paulistas por 3 a 0 em pleno Galegão.

O último confronto será contra o próprio Maringá, em casa. A esperança é que a Apan Blumenau chegue a este confronto com a vaga bem encaminhada. Caso contrário, o Galegão será palco de uma verdadeira batalha por uma vaga entre os oito melhores times de vôlei do Brasil.

Luan Carlos
Luan Carlos Tamanini é jornalista formado pela Furb (Blumenau-SC). Durante sua formação, fez estágio em veículos de comunicação de caráter educativo, tendo curtas passagens voluntárias por portais esportivos de Blumenau e região. Blumenauense, pai e apaixonado por esportes, atua pela primeira vez no jornalismo profissional como repórter do Portal Alexandre José.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com