InícioGeralAcordo prevê contratação de jovens aprendizes para atuarem nas delegacias de SC

Acordo prevê contratação de jovens aprendizes para atuarem nas delegacias de SC

A Polícia Civil firmou acordo de cooperação técnica com o Centro de Integração Empresa Escola de Santa Catarina (Ciee) para oferecer oportunidades de trabalho e inserção no mercado à adolescentes e jovens. O documento permite que os jovens aprendizes atuem nas delegacias do Estado, com a supervisão de um responsável.

Por lei, as empresas com pelo menos sete empregados são obrigadas a contratar jovens aprendizes. Entretanto, muitas delas não conseguem cumprir a cota por não possuírem espaço físico ou porque apresentam ambiente insalubre e perigoso. Com a proposta, a solução seria realocar essa mão de obra para o serviço público.

A ideia é que as empresas contratem os jovens na condição de aprendizes, em regime celetista, por prazo de 24 meses, arcando com as despesas trabalhistas, enquanto eles exercem as atividades em unidades da Polícia Civil, com supervisão. A carga diária é de quatro horas, sendo 20 horas semanais, de segunda a sexta-feira.

As 20 horas estão divididas em 16 horas serão semanais junto a Polícia Civil e quatro horas serão de formação teórica nas dependências do Ciee, além de um encontro teórico mensal. O plano de trabalho e a formação teórica serão elaborados quando da contratação em razão da disponibilidade de turmas em formação.

Caso não haja jovens contratados na cidade interessada, a Polícia Civil e o Ciee poderão planejar ações de sensibilização junto às empresas. Entre as atividades que o aprendiz poderá exercer estão: esclarecer dúvidas de usuários do serviço, pesquisar dados, entre outras funcionários de apoio aos setores administrativo das delegacias.

Jamille Cardoso
Jamille Cardoso é jornalista formada pela Univali (Itajaí-SC), com 15 anos de experiência na área. Atuou em assessoria de imprensa, programas de rádio, mas foi ao telejornalismo que dedicou mais tempo (12 anos no total), com passagens por emissoras afiliadas a Globo, Record e SBT. Blumenauense, mãe e repórter da Massa FM Blumenau.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com