Vem aí o novo modelo de carteira de identidade em Santa Catarina

Publicidade

Foto: Reprodução

A partir da próxima semana, o Instituto Geral de Perícias (IGP) passa a emitir um novo modelo de carteira de identidade em Santa Catarina. Os parâmetros do documento atenderão ao decreto federal 9.278 de 2018, que padroniza as novas cédulas. O lançamento oficial será na próxima segunda-feira (14), na capital Florianópolis.

Além de incluir novos dispositivos que aumentam a segurança contra falsificação, o novo RG promete trazer benefícios para a população, como a possibilidade da inclusão de nome social sem a necessidade de alteração no registro civil. Veja abaixo um vídeo explicativo, além do que muda e o que não muda com a medida:

O que muda

  1. Possibilidade de colocar documentos como Título de Eleitor, CNH, PIS/PASEP, CPF, Carteira de Reservista, Carteiras Funcionais (OAB, CRC, etc), Carteira de Trabalho e Previdência Social. É necessário apresentar documentos originais e oficiais com essas informações;
  2. Possibilidade de inclusão do tipo sanguíneo e fator RH, desde que apresente resultado de exame laboratorial ou documento oficial com essa informação.
  3. Possibilidade de inclusão de deficiências (símbolos que constará no RG), como surdez, física, psicológica e cegueira. Desde que apresente atestado/relatório médico específico com todos os dados do requerente e com o CID comprovando a deficiência e que a mesma seja permanente.
  4. Possibilidade de inclusão/exclusão do nome social. Necessário o preenchimento de requerimento junto ao IGP.
  5. Inclusão de QR Code para identificação e segurança digital.
  6. Inclusão da informação “Maior de 60 anos”
  7. Com o novo RG, o antigo continua sendo válido.

O que não muda

  1. O documento exigido por lei para dar entrada no RG é:
  • Para brasileiros: original ou cópia autenticada da certidão de nascimento ou certidão de casamento com as devidas averbações (caso a pessoa for casada). Aceita-se também certidões com selo digital sob consulta.
  1. A taxa continua no valor de R$ 37,55 para segundas vias e gratuidade para primeira via no estado.
  2. Atendimento continua sendo por agendamento prévio pelo site do IGP/SC (clique aqui).

PUBLICIDADE

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: