InícioCulturaSecretaria de Cultura prepara plano contra incêndios nos museus

Secretaria de Cultura prepara plano contra incêndios nos museus

Entra na fase final a elaboração dos projetos contratados para prevenir incêndios e sinistros nos prédios da Secretaria Municipal de Cultura de Blumenau (SMC), no Centro Histórico e na Itoupava Central. Ao todo, são sete espaços, sendo que cinco já foram aprovados: prédio central, Mausoléu Dr. Blumenau, Museu da Família Colonial, Escola Número 1, Biblioteca Dr. Fritz Müller e Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. Outros dois ainda estão em análise: Museu de Hábitos e Costumes e Museu dos Clubes de Caça e Tiro.

Os Planos de Regularização de Edificações foram encaminhados ao Corpo de Bombeiros. “Desde que cheguei à Secretaria de Cultura, em 2016, veio a solicitação para a instalação dos sistemas preventivos de incêndio. Organizamos um cronograma e dividimos em etapas. Os serviços foram contratados e os projetos técnicos elaborados. Agora, seguimos para a implantação dos sistemas”, comenta o secretário, Rodrigo Ramos. Os investimentos chegam em torno de R$ 400 mil. “Para viabilizar esse valor, estamos buscando recursos próprios do município, emendas parlamentares, subvenções através das associações que dão suporte aos espaços museológicos e apoios da iniciativa privada.”    

Manutenção

Entre os serviços de melhorias, o Museu de Hábitos e Costumes deve passar por manutenção. A fachada será repintada e algumas estruturas dos adornos serão recolocados. “Aguardamos a autorização da Fundação Catarinense de Cultura para que possamos seguir em frente com os serviços de manutenção”, explica Rodrigo Ramos. O museu também deverá ganhar mais uma área com espaço de grafite e convivência. A intenção também é começar a substituição das lâmpadas e luminárias por materiais mais econômicos e resistentes. “Estamos em negociação com os apoiadores culturais desde o início do ano. Tão logo os detalhes estejam finalizados, faremos a licitação para contratação do serviço de mão de obra para a execução da obra”, conclui o secretário de Cultura.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading