Rústico: mais próximo da natureza
, o estilo que remete à vida bucólica, por Val Araújo

Publicidade

Foto: Internet

Muito material natural e a integração com a natureza são as características mais marcantes de um projeto rústico O contato com a natureza, muitas vezes perdido na vida contemporânea, é resgatado com a arquitetura rústica.

O estilo remete à vida no campo e abusa dos materiais naturais como madeira, pedra, palha e tijolos de barro – o que não impede o uso de elementos contemporâneos, dando um contraste interessante e proporcionando mais conforto ao projeto.

As construções, geralmente, possuem paredes de alvenaria, mas a madeira está presente nos pilares, nas estruturas de telhado deixadas aparentes, nos revestimentos de piso, parede, forros, esquadrias e escadas.

O vidro também ganha espaço, trazendo a paisagem para dentro de casa, numa bela composição com a madeira. As pedras também têm o seu lugar como acabamento e, muitas vezes, são usadas na construção, ficando à vista.

Mais do que nunca, os materiais de demolição estão em alta e devem ser usados no projeto. Com a conscientização da importância da arquitetura sustentável, eles ganham ainda mais destaque e contribuem para deixar a casa rústica.

Dormentes, antigas esquadrias retiradas de casas demolidas, tijolos e telhas antigos, entre outros elementos estão dentro da proposta, além, de serem carregados de história.

PUBLICIDADE

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: