Pérola do Vale: Timbó completa 150 anos neste dia 12 de outubro

Publicidade

Foto: Camila Fontana / Especial

A cidade de Timbó completa neste sábado 150 anos de história. O município, conhecido como Pérola do Vale, foi fundado por Frederico Donner, imigrante alemão, em 12 de outubro de 1869, data em que construiu sua moradia e a primeira casa comercial às margens do Rio Benedito.

Logo chegaram outras famílias alemãs. Nos anos seguintes, vieram também os imigrantes italianos, cujos descendentes atualmente correspondem à metade da população. Hoje, são mais de 36 mil habitantes, conforme o Censo de 2010, e 38.936 conforme levantamento atualizado da Prefeitura, em 2013.

Timbó é classificada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a 10ª melhor cidade do país para morar. Economicamente, ocupa o 14º posto de arrecadação do estado de Santa Catarina. O índice de analfabetismo é de apenas 1,9%, sendo em nível estadual a 3ª cidade em qualidade de ensino.

Comemorações

Neste sábado (12), além do Desfile Alegórico na Avenida Getúlio Vagas, será servido um bolo de 150 metros alusivo ao Sesquicentenário de Timbó. Também faz parte da programação de aniversário da cidade a Festa do Imigrante. A 29ª edição do evento segue até este domingo (13), no Parque Henry Paul, com entrada gratuita.

O público poderá prestigiar diversas apresentações culturais e musicais, danças folclóricas, bailes, atividades esportivas e recreativas. Diversas bandas farão a animação da festa. O destaque fica para as bandas Cavalinho, Vox 3, Banda Champagne, Os Mantanari, Banda Society e a Nusslberg Buan, que vem diretamente da Alemanha.

A gastronomia típica italiana e alemã também estará presente na 29ª Festa do Imigrante, além do café colonial, churrasco, venda e exposição de artesanato e produtos típicos, parque de diversões, competições típicas, show pirotécnico e passeios no “Trenzinho da Alegria”.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Timbó

PUBLICIDADE

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: