Início Destaque Dia das Crianças: Imetro alerta para segurança dos brinquedos

Dia das Crianças: Imetro alerta para segurança dos brinquedos

Com a proximidade do Dia das Crianças, o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro) alerta sobre a segurança dos presentes. Para saber se um brinquedo atende a todas as normas de qualidade exigidas por lei, ele precisa conter um selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A certificação de brinquedos é obrigatória no Brasil. Seja nacional, seja importado, o brinquedo para crianças de até 14 anos deve conter a Identificação da Conformidade.

Para garantir que os brinquedos que estão sendo vendidos em Santa Catarina estejam dentro da legislação, o Imetro vistoriou 14.947 itens em lojas do Norte do Estado, do Oeste e do Planalto Serrano. Com 77 ações das equipes de fiscalização, 60 brinquedos foram reprovados e apreendidos.

A finalidade foi retirar do mercado produtos não conformes com a regulamentação de segurança, que possam causar acidentes de consumo nas crianças, tais como ingestão de peças pequenas, cortes, perfurações e intoxicações. A operação especial de qualidade foi durante os primeiros sete dias de outubro.

Fique de olho

– O selo Inmetro é a evidência de que o produto passou por diversos critérios de segurança exigidos pelo regulamento. Ele deve possuir informações como faixa etária, alerta sobre composição e riscos como bordas cortantes e partes pequenas que podem ser engolidas ou inaladas.

– O selo Inmetro assegura que o produto passou por testes feitos em laboratórios acreditados pelo Inmetro para avaliar os principais itens de segurança como: impacto e queda (pontas cortantes e agudas); mordida (partes pequenas que podem ser levadas à boca); composição química (metais nocivos à saúde); inflamabilidade (risco de combustão em contato com o fogo); e ruído (níveis acima dos limites estabelecidos pela legislação).

Além dos brinquedos, o Inmetro regulamenta compulsoriamente diversos itens voltados ao público infantil: cadeirinhas de automóvel, mamadeiras, chupetas, carrinhos de bebê, cadeira alta para alimentação e berços são alguns produtos já certificados, e que só podem ser comercializados com selo de identificação da conformidade.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Central cooperativa realiza processo seletivo para programa Jovem Aprendiz em Blumenau

A Central de cooperativa Ailos, localizado no bairro da Velha, em Blumenau, está com processo aberto para seleção pelo programa Jovem Aprendiz....

Carreta tomba na subida da Rua Botuverá, no bairro Itoupavazinha

Um acidente de trânsito foi registrado no início da tarde desta segunda-feira (17), no bairro Itoupavazinha, em Blumenau. Uma carreta tombou ao...

Começaram nesta segunda-feira os atendimentos na Praça do Cidadão de Indaial

Começaram nesta segunda-feira (17) os atendimentos na Praça do Cidadão, em Indaial. A partir de hoje, diversos serviços...

Homem é preso em Rio do Sul após atingir idoso com golpes de marreta na cabeça

Um homem de 27 anos foi preso pela Polícia Militar em Rio do Sul, no Alto Vale, após atingir um idoso com...

BR-470 será interditada nesta terça para detonação de rochas em Gaspar

A BR-470 será temporariamente interditada para o tráfego de veículos nesta terça-feira (18), em Gaspar. A empresa responsável pelas obras de duplicação...