Uma loja de cosméticos, localizada no bairro Itoupava Norte, em Blumenau, foi alvo de bandidos quatro vezes em um período de uma semana. O estabelecimento, que fica na Rua Primeiro de Janeiro, sofre com arrombamentos constantes, apesar do esquema de segurança. Um prejuízo de aproximadamente R$ 10 mil em produtos.
A dona do estabelecimento, Soraia Maul, abriu o comércio no local há seis anos. Ela e mais quatro mulheres trabalham no atendimento ao público. Nunca foram assaltadas. Os crimes ocorrem quando a loja está fechada, especialmente aos finais de semana. Um dos casos, o bandido chegou acompanhado de uma mulher e pulou o portão. Veja:
Soraia contou à equipe do Portal Alexandre José que já reforçou a segurança do estabelecimento instalando grades nas portas e janelas do primeiro andar, além de contratar uma empresa de vigilância. Porém, não foi suficiente. “Eles (ladrões) escalaram a parede e entraram pela janela do segundo andar, a única que não tem grade”, disse.
Ainda segundo a empresária, a cada invasão, a Polícia Militar é acionada e um novo boletim de ocorrência é registrado. “Isso acontece com vários comerciantes aqui da região, mas a maioria nem registra boletim de ocorrência. Estamos à mercê dos bandidos, que continuam soltos e vão voltar”, desabafou Soraia.

A Polícia Militar, através de uma nota oficial, afirmou que tem ciência dos fatos ocorridos e que desenvolve ações na localidade e no entorno para tentar impedir novos crimes. “O reforço das instalações, com grades e trancas, bem como o investimento em tecnologia, colabora sobremaneira na redução dos riscos e vulnerabilidades do estabelecimento”.
Ainda de acordo com a PM, o registro do Boletim de Ocorrência é sempre importante, pois através dele é feita a distribuição do efetivo policial na cidade, conforme os indicativos demonstrados no sistema de gerenciamento do policiamento.
“A reincidência criminal é uma das principais causas desse problema, tendo em vista que a grande maioria dos agentes que são presos em flagrante por crimes de furtos na nossa cidade possuem um vasto histórico criminal, inclusive tendo sido presos em momentos anteriores”, esclareceu a PM.