Foto: Diego Becker / Portal Alexandre José
Iracema Alexandre de Souza, Maria José Moura de Aquino, Paloma Letícia da Silva e Maria da Conceição, estavam sentadas na manhã desta sexta-feira (6), em um banco, na frente da sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação, Bebidas, Fumos e Afins (Stialim), no Centro de Blumenau. Abraçadas e se protegendo do frio e da chuva, as quatro amigas são agora ex-funcionárias da Souza Cruz, empresa localizada no Distrito do Garcia, que anunciou o encerramento esta semana.
Elas disseram que o boato do fechamento da empresa já corria pelos corredores, mas mesmo assim elas receberam a notícia com tristeza. “Era ótimo trabalhar na Souza Cruz. Tenho muito orgulho de ter trabalhado lá. Em Belém, no Pará, nunca vi um patrão pegar na mão do funcionário e aqui, toda semana, ele ía de mesa em mesa agradecer a todos”, conta Iracema.
Em relação aos direitos trabalhistas, as amigas comemoraram com um sorriso no rosto a proposta apresentada à elas pelo sindicato. Ficou acordado que os ex-colaboradores receberão a rescisão de acordo com o período trabalhado. Além disso, todos terão direito a mais um salário e 12 meses de cartão alimentação no valor de R$ 210, com total de R$ 2.520 de benefício. Os ex-funcionários ainda serão auxiliados através de uma consultoria para se realocarem no mercado de trabalho.
“Eu sempre soube dessa história que iria fechar. Eu comentava com algumas pessoas, mas todos diziam que não, que era mentira. No dia, eu conversei com uma amiga, mas parecia que o fechamento seria só em 2021,” conta emocionada Maria da Conceição. A partir de agora, o objetivo das quatro amigas é procurar por um novo emprego. “Vamos correr atrás. Com esse salário e a ajuda do vale alimentação vamos conseguir nos virar,” diz Maria José.
Até o fechamento desta reportagem, nenhum representante do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação, Bebidas, Fumos e Afins foi encontrado para conversar sobre o processo de demissão dos ex-funcionários da Souza Cruz. Durante todo o dia, assembleias aconteceram na sede do Stialim, na Alameda Rio Branco, orientando as pessoas a assinarem as rescisões na sede da empresa.

Souza Cruz em Blumenau
Depois de sete décadas, a unidade da Souza Cruz instalada no Distrito desde a década de 1940 fechou suas portas, levando também consigo um pedaço importante da história industrial de Blumenau. Confira a reportagem especial feita pelo jornalista André Bonomini sobre a história da empresa em Blumenau.