Nos últimos dias, o Procon de Gaspar tem recebido diversas reclamações contra instituições que fazem cobranças indevidas diretamente do benefício do INSS. Segundo o órgão em defesa do consumidor, foram identificadas sete empresas, ou associações, diferentes que aplicam o golpe, a maioria de fora do Estado.
De acordo com o superintendente do Procon, Thiago Zardo Machado, muitos consumidores relatam não ter conhecimento da contratação de serviços que geram descontos na aposentadoria. Desde janeiro, foram recebidos 105 registros de reclamações desta natureza. Os principais alvos são idosos e os valores dos descontos variam de R$ 19 a R$ 50 mensais.
Ainda de acordo com o superintendente, é importante que o aposentado ou pensionista verifique mensalmente o extrato do banco. “Podemos afirmar que muitos consumidores estão sendo lesados e nem sabem, muitos não conseguem identificar as cobranças indevidas. Por isso, é importante sempre conferir os extratos do INSS e bancário”, destaca.
O Procon de Gaspar trabalha na restituição dos valores descontados indevidamente. Alguns consumidores já obtiveram resultados favoráveis. Além da restituição dos valores, o órgão já solicitou providências ao Ministério Público e informou o Procon – SC e o INSS. O Procon de Gaspar atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na praça de atendimento da Prefeitura.