Cinco pessoas foram condenadas por integrar uma facção criminosa catarinense, voltada à prática de crimes como homicídios, roubos, tráfico de drogas, furtos, porte e posse de armas e dano ao patrimônio público, que agia dentro e fora do sistema prisional. Entre elas, há dois advogados. A sentença foi proferida nesta quarta-feira (11) pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Blumenau.
Conforme narrado na denúncia do Ministério Público, eles valiam-se das prerrogativas da função para atender aos interesses da facção, inclusive repassando ordens de membros da cúpula, que estavam presos, para os integrantes da organização criminosa fora das unidades prisionais. O processo é um desdobramento de uma operação da Polícia Civil ocorrida no ano de 2013.
A ação policial visava coibir a prática de atentados que aconteciam em todo o Estado na época. Os ataques, entre eles incêndios de ônibus e disparos de armas de fogo contra prédios de órgãos públicos, eram ordenados por presos da facção catarinense. A ação penal tramita em segredo de Justiça e da sentença cabe recurso ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).