Por proposição do deputado estadual Ricardo Alba (PSL), a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) aprovou, por unânimidade, a cessão de Moção de Aplausos a Giselle Margot Chirolli, coordenadora do projeto.
Uma sessão solene para entrega de placa alusiva à homenagem está marcada para esta quinta-feira (5), às 19h30min, no plenário da Câmara de Vereadores de Blumenau.

Gisele se dedica ao paradesporto desde 2010. Começou com trabalho voluntário com apenas um aluno, por oito meses, já que o projeto que apresentou, à época, não foi aprovado pelo município.
Ela não desistiu, conquistou patrocínio privado, fez a ideia crescer e foi contratada pela Fundação Municipal de Desportos (FMD). Finalizou 2011 com 21 alunos. Em 2012, fundou a Associação do Paradesporto Escolar de Blumenau (Apesblu).

Hoje, diretora municipal do Programa Paradesporto, ligada à Secretaria de Educação, trabalha com aproximadamente 500 alunos em 65 polos e 10 modalidades. Conta com equipe de 30 professores que tornaram Blumenau referência no desenvolvimento de crianças com deficiência desde a educação infantil até o esporte de alto rendimento.

Os resultados do trabalho são visíveis também na vida dessas pessoas e suas famílias. Afinal, a prática esportiva aumenta a autoestima, dá mais sentido à vida dos paratletas, reflete diretamente na felicidade deles e, naturalmente, das famílias envolvidas.

“É simplesmente fantástico verificar o que o esporte pode fazer na vida do ser humano. No caso específico, o programa criado por Giselle transforma vidas”, afirma Ricardo Alba, ex-atleta de natação, que propôs a Moção na Assembléia Legislativa porque acredita que o exemplo possa ser estadualizado.

“Estou muito honrada, nunca imaginei receber esse reconhecimento do Estado. Isso nos dá força para seguir em frente e reafirma que estamos no caminho certo. Nunca fiz nada sozinha. Por isso dedico essa homenagem a todos as pessoas, nossos grandes professores, os paratletas e suas famílias, empresas, Imprensa, Apesblu, secretária de Educação, prefeito, a todos que acreditaram e acreditam no nosso projeto. Juntos eles nos ajudam a realizar um trabalho com qualidade para os nossos paratletas que são a nossa razão”, resumiu Giselle.
