O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagra nesta terça-feira (10) a “Operação Curupira”, no Alto Vale do Itajaí. A ação apura crimes contra a administração pública e o meio ambiente. Estão sendo cumpridos mandados judiciais nos municípios de Rio do Sul, Lontras, Ibirama, Aurora, Ituporanga, Taió e Salete.
São oito mandados de prisão preventiva, sete afastamentos das funções públicas e 28 mandados de busca e apreensão. Os documentos foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Rio do Sul a pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O Gaeco ainda não repassou detalhes dos trabalhos para não atrapalhar as diligências e investigações.
O Gaeco é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, Polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e Secretaria Estadual da Fazenda. Em outra operação, no litoral de Santa Catarina, a Deic executa a “Operação Argamassa” nas cidades Balneário Camboriú, Itapema, Camboriú, Itajaí, Tijucas, Alfredo Wagner, Porto Belo, Bombinhas e Biguaçu.