O responsável pela 3ª Delegacia Regional de Blumenau, Egídio Maciel Ferrari, completa nesta quarta-feira (11) um ano no cargo. Em sua trajetória pela região, o delegado já esteve à frente da Delegacia de Gaspar, por cerca de quatro anos e três meses.
Lá, ajudou a solucionar casos de grande repercussão nacional, como o desfecho do sequestro de uma criança, em Ilhota. Em seguida, Egídio assumiu a coordenação da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Blumenau, com forte atuação no combate ao crime organizado, roubos e tráfico de drogas.
Após esses 12 meses sendo a principal autoridade da Polícia Civil no Vale do Itajaí, o delegado fez um balanço dos trabahos até aqui. Egídio reforçou os avanços que a delegacia teve neste primeiro ano. “Bastante trabalho. São atribuições diferentes do que eu estava acostumado. Toda equipe que eu consegui reunir e colocar na Delegacia Regional está muito empenhada e comprometida.”
Em relação à 2ª Delegacia de Polícia Civil, na região Norte de Blumenau, um edital foi lançado no dia 3 de setembro que prevê a locação de um imóvel no mesmo bairro. Segundo Egídio, a ideia é que este novo local seja pensado de forma diferente, ou seja, adaptado para atender as demandas da Polícia Civil. “Temos em Florianópolis uma equipe especializada na elaboração de projetos com arquitetos engenheiros”, completa.
Quanto à 1ª Delegacia de Polícia, localizada no Centro de Blumenau, Egídio lembrou que o prédio existe há cerca de 30 anos e não possui acessibilidade para atender a população. “Temos procurado imóveis, mas não é tão simples. O novo governo ainda estuda pagar as contas e o déficit deixado pelo passado. Os aluguéis na região central são caros, chega perto dos R$ 20 mil.”
Para Gaspar, o delegado termina a avaliação informando que a comunidade da cidade conhecida como “Coração do Vale” terá em breve uma nova estrutura, pensada em atender a população gasparense. “Será uma delegacia moderna. Algo nunca visto antes em Santa Catarina, sendo modelo para todo Estado”, finaliza.